colage 2 site

Abertura da etapa regional foi ontem e comunidades de 10 municípios receberão rondonistas em suas comunidades

Desde, ontem (24), quando foi lançada a etapa regional, na cidade de Jacarezinho, a Universidade Estadual de Maringá está participando, junto com outras Instituições de Ensino Superior do Paraná, da Operação Rondon Regional, projeto de extensão que seguirá até o dia 5 de agosto no Norte Pioneiro do Paraná.

 A delegação da UEM, com 11 componentes, vai atuar junto à comunidade do município de Cambará. A diretora de Extensão, professora Érica Cintra, esteve na solenidade de abertura. 

foto 1 site

A solenidade que deu início à Operação Regional reuniu estudantes e professores de 14 instituições. Durante duas semanas, 240 rondonistas vão desenvolver ações de promoção humana e cidadania, em 10 municípios do Norte Pioneiro.

A cerimônia de abertura ocorreu no Conjunto Amadores de Teatro (CAT), em Jacarezinho, com a presença de prefeitos, autoridades universitárias e representantes de instituições parceiras. A dupla sertaneja Remador e Canoeiro, de Jacarezinho, abriu a cerimônia com apresentação de musicais regionais. 

foto 3 site

A Operação é coordenada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), juntamente com as Universidades Estaduais do Norte (UENP) e do Oeste do Paraná (Unioeste), com a participação da UEM e das Universidades Estaduais do Paraná (Unespar) e do Centro Oeste (Unicentro), além das Federais UFPR e UTFPR. 

Além disso, tem o apoio da Secretária de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

A Operação Rondon acontece em Jacarezinho, Siqueira Campos, Cambará, Wenceslau Braz, Santo Antônio da Platina, Barra do Jacaré, Joaquim Távora, Conselheiro Mairinck, Carlópolis e Ribeirão Claro. 

foto 4 site

A ideia não é fazer assistencialismo, mas capacitar os habitantes para que eles mesmos possam dar continuidade a muitas das atividades de promoção humana e cidadania depois do projeto.

A Operação Regional é inspirada nos moldes do Projeto Rondon nacional realizado há mais de 40 anos em diversas regiões do País e traz como objetivo a formação de multiplicadores nas comunidades assistidas para contribuir na melhora das condições de vida e bem-estar das pessoas.