DSC 3230 1

Ligado ao Departamento de Música, curso faz ações de performance, com espaço para artistas do Paraná e do Brasil

Com ações performativas e outras atividades desenvolvidas no câmpus, o curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começa a colocar o interior do Paraná no mapa da performance nacional, dando visibilidade a este tipo de apresentação na qual o artista atua com inteira liberdade.

Um exemplo disso são as edições do evento "Bastardas: Encontro de Performance”, que, a cada ano, tem sido promovido na Universidade, mobilizando professores e alunos de Artes Cênicas. São encontros com a comunidade e artistas de diversas regiões brasileiras.

Nos últimos dias 4 e 5 de julho, o "Bastardas", na quarta edição, teve como tema "Resistência Autorizada". Sob a coordenação da professora Ludmila de Almeida Castanheira, o evento contou, além de performances, com mesa redonda e debate com os professores Agnanaldo de Souza, Ludmila Castanheira e Mauricio Oliveira (performer convidado), totalizando uma carga horária de 10 horas.

O "Bastardas" funda-se como uma iniciativa contínua de educação em performance e, na UEM, vem sendo realizado a título de evento de extensão.

Formação crítica

A linguagem da performance auxilia na elaboração estética de temas complexos e tem contribuído para a formação crítica dos estudantes de Artes Cênicas.

Da mesma forma, a ocupação dos espaços de fluxo no câmpus por meio deste evento cria, segundo a professora  Ludmila, "potentes vias de partilha, inserindo a performance no cotidiano da instituição".

Cada uma das quatro edições do “Bastardas: Encontro de Performance” contou com a presença de performers brasileiros de relevante trajetória artística, convidados tanto a partilhar ações artísticas quanto a participar de rodas de conversa sobre seus processos de criação.

Durante estas ações, os jovens artistas têm feito contato com as muitas maneiras de fruir sua produção. "Como consequência destes intercâmbios, o “Bastardas" coloca o interior do Paraná no mapa da performance nacional. Você, performer, gostaria de estar no próximo Bastardas? Entre em contato!", conclui Castanheira.