2017-06-23 professor jesui livro 2  MG 7123site

A obra é de autoria de Jesuí Vergílio Visentainer, professor do Departamento de Química da UEM

O professor Jesuí Vergílio Visentainer, do Departamento de Química da UEM, é um dos autores do livro Antioxidantes: princípios e métodos analíticos. A obra foi escrita em parceira com outras três autoras da área de Química de Alimentos: Solange Maria Cottica, Marcela Boroski e Damila Rodrigues de Morais. As três foram orientadas por Visentainer no curso de doutorado.

Com a proposta de apresentar materiais, reagentes e equipamentos utilizados na avaliação da capacidade antioxidante dos alimentos, o livro atende tanto profissionais experientes quanto aqueles que estão iniciando as atividades em pesquisa na área de antioxidantes. Isso porque todas as etapas são abordadas com explicações que facilitam a aplicação dos métodos.

Segundo Visentaine, a obra traz as metodologias in vitro mais empregadas atualmente e que podem ser aplicadas em diversas matrizes. “Os procedimentos são descritos na forma de fluxograma, de maneira clara e sequencial, indicando, passo a passo, as diferentes etapas do experimento e como são realizados os cálculos e a interpretação dos resultados”, explica o professor da UEM.

Um dos capítulos trata dos aspectos teóricos dos antioxidantes, que são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo e que podem ser encontradas nos alimentos naturais. Frutas e legumes costumam ser as maiores fontes dessas enzimas.

Nos capítulos seguintes são apresentados os diferentes métodos de extração e os processos analíticos em si. “Consideramos os aspectos analíticos fundamentais para a reprodutibilidade e repetibilidade das técnicas por profissionais de diferentes áreas, como química, ciência e tecnologia de alimentos, medicina, agronomia, zootecnia, engenharias, entre outras”. 

A obra é uma publicação da pela Editora Appris, que também editou outro livro de Visentainer, intitulado Canola: a química analítica do processamento aos compostos bioativos.