2017-06-22 Reabertura do Museu da Bacia do Parana- MG 7031

Depois de quase dois anos fechado, o MBP foi reaberto para visitantes,  e traz mudanças, entre elas a preocupação com a acessibilidade

Desde ontem à noite (22), o Museu da Bacia do Paraná (MBP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está reaberto para visitação. A cerimônia de reabertura foi marcada com o início da exposição “O ouro verde”: uma mostra de fotografias do Instituto Brasileiro do Café (IBC). A exposição prosseguirá até o dia 30 de junho, na sede do Museu, câmpus-sede da universidade, ao lado a Reitoria. 

Essa mostra de fotografias celebra o tombamento da sede do Museu, ocorrido em 19 de dezembro de 2016. Com o tombamento, o MBP passa a ser reconhecido como um dos bens históricos e culturais da cidade, pela Comissão do Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal de Cultura. A reabertura traz como inovação a inclusão digital por meio da utilização do sistema QR Codes nas peças do acervo.

O QR é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.  O emprego deste código faz parte dos planos de acessibilidade, inclusão social e digital, e de modernização do MBP, desde que a professora Sandra Pelegrini assumiu a coordenação do Museu, em 2011.  Além disso, possibilitará, em curto e médio prazos, a integração do MBP nos roteiros turísticos municipais e também do Paraná.

A exposição de fotografias tem a curadoria de João Batista da Silva, de Sandra Pelegrini e de Janaína Cardoso de Mello, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Aracajú. Na equipe de apoio estão William César Boing, Lucas Evangelista e Danilo Antenor. 

A exposição, que foi realizada graças ao financiamento da Caixa Econômica Federal,  pode ser visitada das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas. O agendamento para grupos escolares pode ser feito pelo telefone (44) 3011-4297 ou pelo e-mail sec-mbp@uem.br. 

Veja Galeria de Fotos

 

 

*(Com orientação dos jornalistas da Assessoria de Comunicação)