pesquisa etica

Entidades protetoras de animais podem indicar novos membros para integrar a Comissão responsável pelo acompanhamento de experimentos que envolvem a utilização de animais

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), solicita às entidades protetoras de animais interessadas que indiquem dois representantes para integrarem a Comissão, sendo um titular e um suplente. As propostas devem ser encaminhadas, junto com a documentação exigida, até o dia 11 de julho para a CEUA/UEM, instalada no Bloco 35 no câmpus universitário.

É importante que a pessoa indicada tenha conhecimentos técnicos e éticos conforme os escopos da Lei que regulamenta pesquisas com animais no Brasil (11.794/2008) e demais regulamentações pertinentes ao uso de animais em experimentação.

A CEUA é o órgão responsável pelo acompanhamento das atividades que envolvem a utilização de animais em pesquisa científica, orientando, analisando e emitindo pareceres sobre os protocolos de experimentação. A Comissão irá deliberar sobre as indicações recebidas, que podem vir de entidades das diferentes cidades onde há câmpus da UEM.

A CEUA ainda fará a nomeação dos representantes habilitados, titular e suplente, que irão substituir os atuais, cujo mandato está no fim.

Caso sejam apresentadas indicações de diferentes sociedades protetoras de animais que atendam a todas as exigências legais, será feito um sorteio para a escolha dos representantes. A data será divulgada previamente, garantindo assim a presença dos representantes legais das instituições interessadas no ato de escolha.

O edital com informações adicionais está disponível na internet. Outras informações também pelo endereço eletrônico ceea@uem.br.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv