Evandro Luis Gomes

O professor do PGF, Evandro Luís Gomes, foi convidado a participar do Seminário de Investigação de Lógicas Não Clássicas, promovido pela Universidade Autônoma da Cidade do México

Entre os dias 17 e 25 de junho, o professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF), da UEM, Evandro Luiís Gomes, se apresenta nas Jornadas Principia: Falibilidad y Inconsistencia en la Ciencia, na Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM). A agenda faz parte do Seminário de Investigação de Lógicas Não Clássicas.

Como professor do PGF, Gomes concentra atuação em lógica, filosofia e teoria do método científico, e historiografias da filosofia e da ciência, além disso, pesquisa o desenvolvimento histórico da lógica no do Brasil desde o período colonial.

No México, o filósofo vai abordar os capítulos da história da paraconsistência ao longo da tradição ocidental, desde os pensadores gregos até a completa instauração com o lógico paranaense, Newton da Costa. Tal temática permite o manejo de teorias contraditórias, sem o risco da falsificação teórica, sendo uma das maiores contribuições no campo da lógica, da segunda metade do século 20.

Sobre o evento

O seminário realizado pela UACM é voltado, principalmente, a estudantes de graduação e pós-graduação em filosofia. As conferências dos cientistas internacionais estão estruturadas como disciplinas da grade curricular, do Programa de Investigação em Ciência e Filosofia, da universidade mexicana.