2017-06-05 campanha desperdicio de alimentos  MG 5329

O objetivo do projeto é conscientizar os usuários do restaurante a não deixar sobras de comida nos pratos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Comitê Ambiental, em parceria com a ONG Engenheiros Sem Fronteiras lançou, nesta segunda-feira (5), a campanha “Alimentando a Consciência”, no Restaurante Universitário (RU) da instituição. Com objetivo de conscientizar os usuários a evitar o desperdício de alimentos, o início da campanha visa celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (5).

Segundo as pesquisas dos acadêmicos que integram o projeto, a quantidade de alimentos no mundo que vão para o lixo é de 33,3%. O vice-reitor da UEM, Júlio Damasceno, destacou que, para servir de exemplo para a sociedade, a instituição deve fazer uso racional e responsável no consumo.

2017-06-05 campanha desperdicio de alimentos  MG 5342

“O bom uso dos recursos é de nossa responsabilidade e, deve ser praticado e difundido para a sociedade. Atualmente, na imprensa, se busca caracterizar a universidade pública como instituição não transparente e que faz mau uso dos recursos. Nós estamos confrontando esta falsa informação e dando o exemplo”, completa ele.

Damasceno, ainda, incentivou os alunos a se engajarem e contribuírem na campanha, buscando a construção de um mundo mais sustentável.

A campanha consiste na apresentação de vídeos-aulas (assista ao primeiro vídeo da série no fim desta matéria), quiz de conscientização, disposição de banners e pesquisas para constatação da eficácia das ações.

O aluno do curso de Engenharia de Produção, Tiago Uemura, alertou sobre os dados coletados nas pesquisas. “Atualmente a Universidade gera 350 quilos por dia de resíduos. Portanto, o que deixamos no nosso prato não é insignificante, porque gera muito impacto no Meio Ambiente”, alertou.

Além disso, uma análise da rotina do restaurante será feita para a produção de um fluxograma, para adequações nos Procedimentos Operacionais Padrões (POP’s). O intuito é criar condições mais favoráveis na organização do ambiente de acordo com a produção do restaurante.

Desde a reforma e reinauguração do RU houve mudanças em alguns dos procedimentos gerenciais e operacionais, como o gerenciamento de resíduos sólido e as etapas de produção das refeições, para diminuir o desperdício.

Semana do Meio Ambiente

A campanha faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Comitê Gestor Ambiental da UEM. Além da campanha, foram realizados o Fórum Lixo e Cidadania, o Seminário Coleta Seletiva e Seus Impactos, uma ação educativa no Estádio Regional Willie Davids e outras atividades. No próximo domingo (11), está previsto uma limpeza participativa do Parque Cinquentenário.

Confira o primeiro vídeo-aula da campanha Alimentando a Consciência:

*Jornalista residente pelo Programa de Residência Técnica, com supervisão da Assessoria de Comunicação