-site-0813

Inscrições para o programa de mobilidade acadêmica regional, a serem abertas, amanhã, se estenderão até o dia 12 de junho

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre, a partir de amanhã (6), inscrições para os alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Civil (câmpus sede), acreditados pelo sistema Arcu- Sul, interessados em participar do processo seletivo do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA) para o segundo semestre de 2017.

Acreditação é o resultado do processo de avaliação por meio do qual é certificada a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, estabelecendo que satisfazem o perfil do graduado e os critérios de qualidade previamente aprovados no âmbito regional para cada diploma.

O Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul (Arcu-Sul) é resultado de um acordo entre os ministros de Educação da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile, homologado pelo Conselho do Mercado Comum do Mercosul.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 12 de junho. O resultado da seleção, após o julgamento em duas etapas, será divulgado no dia 19 de junho. O edital foi lançado pelo Escritório de Cooperação Internacional (ECI), da UEM, sob o nº 009/2017 - ECI.

O estudante deverá efetuar inscrição por meio do sistema Sisav (Secretaria Acadêmica Visual), preenchendo todas a solicitações presentes na página, dentro do edital específico do MARCA. Durante esta fase, quando necessário, o aluno será informado e poderá entrar em contato com o ECI via e-mail. O Escritório de Cooperação Internacional não se responsabiliza por eventuais problemas de transmissão de dados via internet. Depois de realizada a seleção, os candidatos aprovados deverão preencher o plano de estudos (http://sites.uem.br/eci/estudantes/outgoing/como-se-candidatar).

Serão concedidas três bolsas de estudos para os alunos do curso de Engenharia Civil e duas para os alunos do curso de Agronomia, ambos acreditados. Para o curso de Engenharia Civil, serão destinadas umas para a Universidad Nacional de Rosário (Argentina) e duas para a Universidad Tecnológica Nacional (Uruguai). As bolsas para o curso de Agronomia serão distribuídas dentro do quadro das Instituições acreditadas para o programa MARCA.

Outras informações poderão ser obtidas no ECI, por meio dos telefones (44) 3011-4441 e (44) 3011-4238. O e-mail é "sec-eci@uem.br", site ou pela página do facebook.