abertura site

O mapa foi afixado no lobby do setor por membros da Comissão

O setor de Imagenologia do Hospital Universitário Regional de Maringá conta com novo mapa de risco. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA-UEM) substituiu o documento que foi adotado em 2012.

Segundo a presidente da Cipa, Clisalva Gomes da Silva, um mapa de risco é um documento que determina os graus de perigo a que um trabalhador está exposto num determinado setor de uma empresa ou instituição. Um exemplo, é o mapa de risco da área de Imagenologia do HUM, onde o servidor está exposto à radiação dos equipamentos de raios-X, entre outros. “O mapa mostra quais são os riscos em cada local dentro do setor e aponta quais os equipamentos de segurança que devem ser usados para dar segurança à atividade do profissional”, explica Clisalva.

Os mapas de risco são elaborados a partir de uma conversa com a equipe de trabalho e da compreensão das informações técnicas e das leis que regem as normas de segurança do trabalhador. Para elaborar esses documentos, a Cipa conta com a ajuda do Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT/ UEM), que faz medições e dá conta dos aspectos técnicos.

A enfermeira do HUM Ana Cleide Soares Victor, membro da Cipa, disse que os mapas têm papel relevante na conscientização dos trabalhadores do Hospital para a prevenção e promoção da saúde do servidor tanto física, emocional e psíquica. “A gente que vive num ambiente de estresse e de finitude do ser humano tem que estar consciente das questões emocionais que mexem conosco, além dos riscos físicos a que estamos expostos e os mapas são importantes para nos mostrar esses riscos”, esclareceu a enfermeira.

Altair Carlos, do setor de manutenção do HUM e membro da Cipa, lembrou que os colegas não têm muita informação sobre os riscos que correm, por isso, os mapas são importantes, “para prevenir os acidentes já que, sem eles, muitos não teriam noção dos perigos que estão correndo”.

A distribuição dos mapas de risco começou pelo HUM. Além da Imagenologia, os mapas da lavanderia e da cozinha do hospital já estão prontos e serão afixados nos setores neste mês de junho. Os membros da Cipa, agora, vão dar início ao processo de elaboração dos mapas dos quase 400 laboratórios da UEM.

Mas essa é apenas uma das tarefas da Cipa. Em setembro, a Comissão vai realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que tem como foco discutir o trabalho com segurança com os servidores de forma mais interativa. “Ano passado, tivemos um alcance de 700 pessoas, no HUM, no câmpus de Maringá e nos câmpus regionais”, lembrou Clisalva Silva.

Nova Cipa - Os novos membros da Cipa foram empossados no dia 12 de maio, depois de terem sido eleitos no dia 20 de abril, e estarão à frente da Comissão até o ano que vem. Clisalva foi reconduzida à presidência. Segundo ela, entre as metas do grupo está estender o trabalho de conscientização quanto à prevenção de acidentes para os câmpus regionais de forma mais efetiva.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv