desenho

Evento ainda definiu as entidades que vão compor o Conselho Local de Saúde do Hospital para a gestão 2017-2021

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) organizou, terça-feira (30), a Pré-conferência Local de Saúde do HUM. O objetivo do evento foi propor questões que possam contribuir com os rumos da saúde no município, por meio de debates com a comunidade do HUM, além de definir os novos integrantes do Conselho Local de Saúde do hospital.

As pré-conferências são eventos preparatórios para as Conferências de Saúde. Em Maringá, a Conferência Municipal será realizada de 23 e 24 de junho. Segundo a assessora especial de Oncopeditatria do hospital, Silvia Tintori, que também atua como membro do Conselho Municipal de Saúde e organizou a Pré-Conferência do HUM, “no caso do nosso Hospital, a Conferência definiu propostas que têm a ver com a realidade do HUM e que vão a ser encaminhadas para a plenária da Conferência Municipal para entrar na agenda de discussão do município”.

Foram três as propostas definidas pelos cerca de 40 participantes da Pré-Conferência do HUM.  A primeira tem o objetivo de mobilizar a sociedade para colocar em funcionamento o serviço de Oncopediatria do Hospital, por meio da viabilização de recursos financeiros e humanos junto às esferas federal e estadual; a criação do Centro de Informação de Medicamento do HUM; e, por último, a questão da Referência Assistencial, que quer discutir o fluxo de atendimento do Hospital, isto é, quais são os pacientes que devem ser atendidos na unidade.

“Precisamos estabelecer uma discussão com os gestores municipal e estadual sobre esses problemas. Porque a consequência disso é a superlotação do hospital, já que recebemos um número excessivo de pacientes. Muitas vezes, esses pacientes nem deveriam ter vindo ao HUM, deveriam ter procurado outra unidade de saúde, porque não somos credenciados para receber todos os tipos de atendimento. Muitas vezes, até, nem recebe pelos procedimentos que executa. Por exemplo, um enfartado vem para o HU e nós não somos referência nesta área. Todo o primeiro atendimento é feito aqui com leito, medicação etc. até ele ser transferido para a unidade adequada. Mas o hospital pode não receber por esses procedimentos iniciais, pelo atendimento que fez porque não está credenciado. Assim, o HUM fica sempre em posição de desvantagem em relação a outros hospitais que não são públicos, mas são cadastrados ao SUS [Sistema Único de Saúde] e estão autorizados a realizar procedimentos que nós não podemos. É preciso definir essa questão com urgência, discutindo com a comunidade”, explicou Silvia Tintori.

Conselho – A plenária de terça-feira ainda definiu as entidades que vão compor o Conselho Local de Saúde do Hospital para a gestão 2017-2021. Esse Conselho é formado por representantes do HUM e por pessoas de diferentes entidades. O objetivo é garantir a participação da comunidade na área de abrangência de cada unidade de saúde.

O Conselho possui 16 vagas: 8 a serem ocupadas por usuários;  4 por entidades de trabalhadores da saúde; 2 por representantes dos gestores: municipal e da 15ª Regional Saúde; e dois por pessoas da Administração do HUM. Ficou decidido que vão participar representantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT); do Centro Acadêmico de Medicina/UEM (CAMEN); da Associação de Moradores PROLAR; da Mitra Arquidiocesana de Maringá; da Associação Maringaense dos Autistas (AMA); da Associação de Reflexão e Ação Social (ARAS); da Pastoral da Saúde; e da Pastoral da Criança. Compondo o grupo de trabalhadores da saúde, estão presentes no Conselho representantes do Departamento de Odontologia/UEM (DOD); do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (SINTEEMAR); do Departamento de Enfermagem/UEM (DEN).

A Pré-Conferência Local de Saúde do HUM foi organizada pela doutora Silvia Tintori, pela assistente social do Hemocentro Regional de Maringá,Tereza Maria Pauliqui Peluso, pelo diretor de Análises Clínicas e Farmácia Hospitalar, Cleverson Antônio Poças,  e pela técnica-administrativa do HUM, Maria de Lourdes Tarelho Silva. Na próxima semana, a equipe do Conselho Municipal vai participar da plenária do Conselho Municipal de Saúde, quando serão escolhidos os delegados que terão direito a voto na Conferência Municipal de Saúde. Essas plenárias acontecem na segunda-feira (5) e na quarta (7), no auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv