Programação

Evento, que será realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho, visa oferecer conhecimento sobre doenças genéticas

Estão abertas, desde hoje (29), as inscrições para I Workshop de Genética Médica, que deve reunir cerca de 150 participantes, nos dias 30 de junho e 1º de julho, no anfiteatro do PDE (Bloco 33), câmpus-sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A ideia do evento é trazer aos estudantes e profissionais de saúde uma visão abrangente sobre questões práticas da genética médica, como a aplicação e realidade do aconselhamento genético no país. Além disso, visa oferecer aos participantes a possibilidade de entrar em contato e discutir casos clínicos em duas grandes áreas: a dismorfologia e os erros inatos do metabolismo.

Por meio de mesa-redonda e apresentação de casos clínicos, o workshop procura, ainda, oferecer conhecimento de qualidade para acadêmicos dos cursos da área de saúde sobre doenças genéticas, diagnóstico, tratamento, impacto econômico e atualizações.

A mesa-redonda, no dia 30 de junho, às 19 horas, vai marcar a abertura oficial do encontro. O médico Paulo Aranda, de Londrina; Regina Próspero, do Instituto Vidas Raras, de São Paulo; e o professor Valter Della-Rosa, da UEM, irão discutir o tema "Aconselhamento genético".

No dia 1º de julho, segundo e último dia do workshop, serão apresentados, a partir das 8 horas, os casos clínicos sobre "Dismorfologias", pela professora Ana Maria Silveira Machado de Moraes, do Departamento de Medicina (DMD), da UEM; e "Erros Inatos do metabolismo", pela professora Ana Gabriela Gomes Ferrari Strang, também do DMD.

O evento é realizado pela IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students' Associations of Brazil) e o Departamento de Biotecnologia, Biologia Celular e Genética (DBC). Outras informações podem ser obtidas no facebook. Nesta página há o link para que o interessado faça a inscrição. O e-mail para contato é "workshopgeneticamed@gmail.com" e o telefone (44) 3011 4721.