domingo uem

Neste domingo (28), será realizada a 4ª edição do Domingo na UEM, com atividades recreativas, esportivas, culturais e orientações de prevenção à saúde

Com o tema Educação Pública, o Programa Integrado de Ação Social (Proação), da Universidade Estadual de Maringá, realiza, neste domingo (28), mais uma edição do Domingo na UEM. Uma grande estrutura será montada no campo de futebol, próximo ao Mudi. As atividades serão realizadas das 14h às 18 horas. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.

Com o sucesso registrado na edição anterior, a organização do evento preparou uma série de atrações, entre elas oficinas exposições, brincadeiras, práticas esportivas, além de apresentações de danças e números musicais no palco principal. A expectativa é que o evento registre a participação de mil pessoas. O Domingo na UEM conta com o apoio da Assessoria de Comunicação Social (ASC), da Diretoria de Extensão (DEX), da Prefeitura do Câmpus (PCU), da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), do Diretório Central dos Estudantes, entre outros.

Oficinas

Valorizando a aptidão artística do público participante e incentivando a criatividade em todas as faixas etárias, o cronograma das oficinas abrange construção de instrumentos de percussão alternativos e brasileiros; iniciação musical e curso de licenciatura musical para criança; slack-line e brinquedo da ludoteca; aulas de cerâmica; montagem de caixa para captação de água da chuva; brincadeiras de representação e dança; e primeiros socorros para idosos.

Exposições

Como em outras edições, o Domingo na UEM também se preocupou em abordar temas sociais educativos nas exposições. Dentre as atrações, o Nupélia marca presença, apresentando um aquário com espécies nativas. O Numape da UEM aproveita o espaço para orientar a comunidade sobre a Lei Maria da Penha. Já o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana dará orientações sobre o plantio de hortaliças, aproveitando territórios não utilizados nas cidades e nas residências. O evento ainda deve contar com orientações básicas de saúde e antitabagismo.

No Palco

Para as atividades culturais no palco principal, o Domingo na UEM apresenta a Banda Laís Guelis e os Íntimos, o Grupo Roda de Choro UEM e Grupo Acorde Chorão, Édipo Ferreira e Convidados, além de números de dança, apresentados pelo grupo Corpo em Movimento.

Recomendações

Como não haverá praça de alimentação no local, é recomendável que os participantes já estejam alimentados ou levem um lanchinho. Também não será permitido o consumo ou a comercialização de bebida alcoólica. De acordo com a previsão do Simepar, o domingo será de muito sol, podendo registrar a máxima de 27ºC, durante toda tarde, portanto, prepare o protetor solar e aproveite!