plateia

A capacitação que ocorre por meio de um ciclo de conferências, aberto pela manhã, na UEM, reúne profissionais do SUS de 30 municípios

Dentistas e técnicos da rede de saúde pública da região estão recebendo, hoje (25), por meio de um ciclo de palestras, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), capacitação sobre cuidados odontológicos para trabalhar com pessoas da terceira idade.

As atividades, desenvolvidas no auditório do Bloco E-90, fazem parte de um trabalho contínuo organizado pelo Departamento de Odontologia (DOD) em parceria com a 15ª Regional de Saúde, entidade que abrange 30 municípios, incluindo Maringá.

Damasceno

Na cerimônia de abertura, o vice-reitor da UEM, Julio Damasceno, enalteceu o comportamento pró-ativo dos realizadores do evento, que, em sua opinião, serve de referência não apenas ao Paraná, mas também para o Brasil e o mundo.

Casado com uma dentista, Damasceno mencionou que conhece o trabalho feito pelo Departamento de Odontologia nesta área e afirmou que a saúde bucal se relaciona com a identidade da pessoa, sem falar das muitas doenças que “entram pela boca” na falta de cuidados adequados.

Segundo ele, a proposta do grupo ligado à capacitação vai além da absorção do conhecimento, existindo o desafio do trabalho em rede, imprescindível para a interação de saberes ou “do saber coletivo”. “Isso [capacitação] reforça o papel da Universidade pública que defendemos”, complementou o vice-reitor.

Nardo Jr

Para o diretor-adjunto do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEM, Nelson Nardo Junior, parcerias como as firmadas entre o DOD e a 15ª Regional de Saúde são importantes para dar retorno à população sobre as atividades desenvolvidas pela Universidade.

Mitsue valendo

A coordenadora do evento, Mitsue Fujimaki, afirmou que o ciclo de conferências é o prosseguimento das atividades da rede de saúde bucal do Paraná, lançada em Londrina em 2014. Agradecendo à parceria com a 15ª Regional de Saúde, Mitsue, que também é coordenadora da Clínica Odontológica e chefe-adjunta do DOD, destacou que a temática definida para o evento, cuidados com a terceira idade, é de "extrema relevância" se levar em conta o aumento da população idosa e a ampliação da expectativa de vida no Brasil.

Herrero

Chefe do DOD, Carlos Alberto Herrero Moraes, manifestou a alegria em rever ex-alunos e colegas no evento e enalteceu o trabalho de extensão desenvolvido pelo Departamento.

Furlan

O coordenador da área de saúde bucal da 15ª RS, Fábio Furlan entende que ciclos como este na UEM constituem um ambiente de aprendizado permanente. Ele destacou a capacidade profissional dos palestrantes Eduardo Kurihara e Gustavo Farah, ambos professores do DOD.

Kurihara

Kurihara falou pela manhã, abordando a questão da geriatria na saúde bucal, enquanto que Farah abordaria, no período da tarde, o tópico da farmacologia.

Naiade

A dentista Naiade Lanziani Janeiro considera o ciclo de conferências como uma oportunidade de reforço para o aprendizado e trabalho dos profissionais da odontologia no atendimento aos idosos pela rede pública de saúde. Segundo ela, a procura pelos cuidados em saúde bucal no SUS tem aumentado basicamente pelo crescimento da população idosa e pelo encarecimento dos planos de saúde particulares.

Conforme a dentista, que trabalha nas cidades de Maringá e Sarandi, os idosos, por terem a preferência no atendimento, praticamente não ficam esperando na fila.

*(Com orientação dos jornalistas da Assessoria de Comunicação)

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv