2017-05-06 Dia do Enfermeiro HU-DSC 0064

Blog e Página no Facebook ajudam enfermeiros e pacientes

A enfermeira Fernanda Ferreira desenvolveu, como trabalho de conclusão de curso, em 2016, um blog  e uma Página no Facebook com informações sobre a toxoplasmose.

Segundo Fernanda Ferreira, o objetivo é “reunir informação para subsidiar a ação dos profissionais em relação aos pacientes com toxoplasmose, e oferecer às mães a possibilidade de conhecer mais detalhes sobre a doença, o que pode ajudar a prevenir sequelas, mas também dar mais tranquilidade a elas durante toda a gravidez”, concluiu a enfermeira.

O blog Toxouem é dirigido para os profissionais da saúde, pois, segundo ela, um estudo feito entre 2014 e 2015, no ambulatório do HUM, mostrou que muitos médicos e enfermeiros desconheciam a doença e as orientações para auxiliar às gestantes que apresentavam exame de toxoplasmose reagente. Há vídeos sobre como lavar os alimentos, dicas para prevenção, atletas que relatam seu caso com a doença, entre outras informações. 

Já a página no Facebook Toxoplasmose UEM foi criada para direcionar e informar as gestantes, por isso, ela foi pensada com o mesmo assunto, mas com uma linguagem mais clara para alcançar o entendimento dessas mulheres.

A iniciativa faz parte do Ambulatório de toxoplasmose do Hospital Universitário Regional, da Universidade Estadual de Maringá (HUM/UEM). O tema ganhou destaque no HUM depois que foi foco do mestrado e doutorado do Doutor Lourenço Tsunetomi Higa, hoje, responsável pelo serviço no HUM. Ele procurou colher dados para seu estudo realizado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da UEM, sob a orientação da professora Ana Lúcia Falavigna Guilherme. 

 

*(Com orientação dos jornalistas da Assessoria de Comunicação)