2017-05-22 Forum Lixo e Cidadania- 5228920-Editar

O debate no encontro partiu de exposições sobre o PGR, apresentação do projeto Transformando Matéria realizado em uma cooperativa da cidade e de uma palestra sobre tecnologia da biodigestão

Na última segunda (22), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediou o Fórum Lixo e Cidadania da Região Noroeste do Paraná. O evento, que completa sete anos em agosto, é o resultado de um conjunto de esforços entre a coordenação colegiada do Fórum e da UEM, por meio do Comitê Gestor Ambiental.

Os encontros são para a discussão na temática da gestão de resíduos, sob a perspectiva da cidadania. Anteriormente, as reuniões eram realizadas no Plenarinho da Câmara dos Vereadores de Maringá mas, recentemente, passou a ser em instituições de ensino da cidade.

Segundo o Procurador Geral do Trabalho e coordenador do Fórum, Fábio Aurélio Alcure, a inclusão da comunidade acadêmica no debate enriquece o desenvolvimento do tema. “Ao mesmo tempo em que o conhecimento acadêmico traz questionamentos e ideias, os materiais da vida prática que debatemos nas reuniões contribuem para a troca de experiências na discussão da gestão de resíduos sólidos”, afirma Alcure.

A primeira pauta foi sobre exposições a respeito do Plano Municipal de Resíduos de Maringá (PGR), que possui aproximadamente 600 páginas, apresentadas pela integrante da secretaria executiva do Fórum e assessora jurídica da Arpsol, Aline Cristina Ramos.

“No meu ponto de vista, um dos assuntos mais importantes dentro do PGR é a questão da coleta seletiva e a estrutura dos empreendimentos de catadores. Porque, uma vez que a coleta seletiva é realizada com eficiência o restante é consequência”, ressalta Ramos.

O projeto Transformando Matéria da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, composta em sua maioria por acadêmicos da UEM, foi apresentado em seguida pelos acadêmicos de Engenharia Química, Franciele Neves Marcon e Hewerton Carrijo.

Realizado no prazo de sete meses, o projeto que nasceu em reuniões anteriores do Fórum, foi aplicado na Cooper Ambiental. O objetivo foi criar condições mais favoráveis na organização do ambiente de acordo com a produção da cooperativa, baseado na metodologia dos 5S. A qual busca promover a disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho.

A palestra do mestrando em Engenharia Urbana pela UEM, Mailson J. da Silva, sobre tecnologia da biodigestão fechou a reunião com a apresentação de alguns tratamentos de resíduos sólidos de lixo orgânico, com intuito de verificar a aplicabilidade dessas tecnologias em Maringá e discutir os passos necessários para a viabilidade da aplicação no município.

2017-05-22 Forum Lixo e Cidadania- 5228939-Editar

Também participaram do Fórum a assessora do Comitê Gestor Ambiental da UEM, Elenice Tavares Abreu (à esquerda na foto), a coordenadora do Núcleo Unitrabalho da UEM, Nanci Aparecida Meneguetti Garcia, o vice-coordenador do Unitrabalho da UEM, Vicente Chiaramonte Pires, a técnica em assuntos acadêmicos da UEM, Maria Clara Corrêa Tenório (à direita na foto), o representante da Cooper Central, Percivaldo Joaquim dos Santos, o representante da Arpsol, Agnaldo Germano da Silva, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Célia Regina Granhen Tavares e o vereador de Maringá, Carlos Mariucci.

Semana do Meio Ambiente
O Fórum Lixo e Cidadania faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Comissão Ambiental da UEM. Além do Fórum, estão programadas, a partir de primeiro de junho, um seminário, uma palestra, uma exposição e uma ação educativa no Estádio Regional Willie Davids, todos com o tema voltado ao cuidado do meio ambiente.

*Jornalista residente pelo Programa de Residência Técnica, com supervisão da Assessoria de Comunicação