Tools

livro site a

Publicação tem como autores professores da UEM e de duas outras universidade

Publicado pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), o livro "Simulação de modelos empíricos e teóricos para hidratação de grãos em MATLAB®" é uma obra que reúne as principais abordagens encontradas na literatura com relação à descrição matemática da cinética de hidratação de grãos, visando auxiliar a profissionais e pesquisadores envolvidos com processos de hidratação.

Os autores são Luiz Mario de Matos Jorge, professor do curso de Engenharia Química da UEM; Douglas Junior Nicolin, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/Francisco Beltrão); e Regina Maria Matos Jorge, professora da Universidade Federal do Paranã (UFPR).

A publicação também pode ser utilizada como material de apoio em cursos de graduação e de pós graduação nas áreas relacionadas com hidratação de grãos, modelagem e simulação, transferência de massa e solução numérica no MATLAB® de modelos matemáticos representados por equações diferenciais ordinárias e parciais. 

Os autores apresentam de maneira didática as rotinas de diversos modelos matemáticos desenvolvidas no MATLAB®, iniciando com modelos empíricos, passando por modelos de parâmetros concentrados, finalizando com os modelos de parâmetros distribuídos. 

As soluções numéricas de todos os modelos foram comparadas com dados de umidade ao longo do tempo, obtidos a partir de ensaios de hidratação de grãos de soja à temperatura constante. 

Para aquisição diretamente na Livraria Eduem, o livro está com 50% de desconto. A livraria fica no bloco F05, aberta das 7h40 às 11h30 e das 13h30 as 17h15. O site é www.eduem.uem.br e fanpage www.facebook.com/livrariaeduem. Telefone para contato: (44) 3011-4394.