cartaz-MS

A data faz parte da Semana Nacional de Doação de Leite Humano

Nesta sexta-feira (19), é comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano. A proposta é destacar um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, além de promover o aleitamento materno. O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Regional de Maringá faz questão de marcar essa data, divulgando dados sobre o tema.

A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada no ano de 2004. Mas foi a Lei Nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015, que instituiu efetivamente a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada, anualmente, num período que inclua o dia 19 de maio.

“Nessa ocasião das campanhas, os bancos de leite de todo o país se mobilizam para promover a doação de leite materno; falar sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano; e divulgar os bancos de leite humano”, explicou a coordenadora do Banco de Leite Humano do HUM, Meliana Gisleine de Paula.

Meliana também lembrou que 40% dos bebês internados nos hospitais do país, que precisam do leite materno, não podem contar com ele na sua alimentação. “Por isso, o Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, realiza todos os anos uma campanha para sensibilizar mulheres que amamentam para que doem leite materno”.

Este ano, o mote da campanha do Ministério da Saúde é Um pouquinho do que você doa é tudo para quem precisa. Segundo informações do MS, a doação de leite materno salva a vida de milhares de crianças prematuras no Brasil. Somente no ano passado, as doações beneficiaram 165 mil recém-nascidos internados por todo o Brasil.

O BLH do Hospital Universitário de Maringá funciona das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Coleta cerca de 180 litros por mês, oferecendo ajuda a bebês de Maringá, Sarandi, Campo Mourão e Paranavaí. As doações podem ser feitas no BLH do HUM ou a coleta pode ser feita em casa e a equipe do Banco de Leite passa para recolher os frascos na casa das doadoras.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (44) 3011-9174 ou 3011-9447.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv