f20769b2-db35-401c-8fe9-e8f1376f4a97

Reunidos em Londrina, reitores e conselheiros universitários das sete universidades dizem não à imposição do governo de incluir as IEES no programa RH Paraná, sistema informatizado de geração de folha de pagamento. UEM e UEL anunciam que vão entrar na justiça

Acabou, agora a pouco, a reunião realizada na Universidade Estadual de Londrina e que reuniu reitores e representantes dos Conselhos Universitários das sete universidades estaduais do Paraná. O encontro foi marcado para discutir as recentes decisões do governo do Estado, em especial a entrada das Universidades no sistema Meta 4 RH-Paraná, ferindo a autonomia univesitária.

Ao final do encontro foi formatado um documento marcando politicamente a posição das Universidades e alinhavando o pensamento debatido durante todo o encontro. Intitulado Carta de Londrina, o documento foi aprovado por unanimidade pelos presentes e será encaminhado às instâncias do governo.

A Carta é contrária à adoção do Meta 4, ao mesmo tempo que exige, entre outras ações, a retirada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que foram inseridas no sistema à época de criação destas universidades. E ainda se coloca favorável ao Tide como Regime de Trabalho e não gratificação como quer o governo.

Além desse documento, algumas propostas foram levantadas e constarão em ata. A ideia é que essas propostas sejam levadas para que os conselhos universitários de cada instituição possam debatê-las e a partir dessas discussões tomar as decisões cabíveis.

Antes de fechar a reunião, a reitora da UEL, Berenice Jordão, anunciou que UEM e UEL irão protocolar em conjunto, nesta sexta-feira (12), uma ação judicial contra a medida do governo. Ela destacou que antes de judicializar a questão, buscou-se a via do diálogo, sem um resultado efetivo.

Leia, a seguir, a Carta de Londrina, redigida ao final do encontro na UEL.