NEWSLETTER 060/2021-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA A COVID-19 (CORONAVÍRUS)

Newsletter 060/2021-ASC



Olá, comunidade universitária!!!

Na última semana, a UEM anunciou que os cursos de graduação terão o mínimo de 10% das vagas universais destinadas ao Sisu e o vestibular será aplicado em apenas um dia. Também foram publicadas reportagens com detalhes de três pesquisas, uma na área da educação, outra das engenharias química e de alimentos, e mais uma da área das ciências da computação. Estes estudos foram destaque no site da ASC. Ali, há ainda o registro de diferentes lives, todas disponíveis para serem vistas no Youtube. Os jornalistas também fizeram uma matéria interessante, explicando o cenário de frio na nossa região. Ainda tem um texto sobre o lançamento de uma Cartilha, fruto de um projeto na área do meio ambiente, e outro sobre uma iniciativa do Campus de Cianorte, que doou agasalhos para jovens em situação vulnerável. Fique atento às novidades do nosso newsletter. Boa leitura! 



1 - Conselho aprova adesão da UEM ao Sisu e alterações no Vestibular . Cursos terão o mínimo de 10% das vagas universais destinadas ao Sisu. Vestibular será aplicado em apenas um dia.


2 - Pesquisa critica prioridade de competências individuais no ensino de crianças . Professoras debatem os impactos da adoção de competências socioemocionais, na Política Nacional de Alfabetização.


3 - Casca de tangerina pode ser solução socioambiental de baixo custo . Resíduo agroindustrial tem capacidade de remover o corante Laranja Safranina, amplamente utilizado em indústrias.


4 - Estudo identifica automaticamente doenças degenerativas em imagens . Investigação foi conduzida pelo grupo de pesquisa em Doenças Crônico Degenerativas e Plasticidade Neural Entérica.


5 - UEM oferta mobilidade internacional virtual para estrangeiros . Permissão foi dada pelo CEP; inscrições estão abertas até 14 de julho.


6 - Inverno rigoroso assusta paranaenses ; estação da UEM registra 1,8ºC. Novas ondas de frio podem vir até setembro devido à previsão de mais frentes frias.


7 - Projeto do Campus de Cianorte doa artigos de inverno para jovens em situação vulnerável . Roupas e cobertores foram enviados para crianças e adolescentes da organização Rainha da Paz.


8 - PEA/Nupélia desenvolve cartilha infantil pelo projeto SOS Riachos . Livro foi elaborado para informar e educar jovens estudantes por meio das aventuras de habitantes dos riachos.


9 - Turma 2 do UEM Garage Sprint recebe inscrições de 8 a 14 de julho . Curso gratuito de empreendedorismo tecnológico visa criar startpus inovadoras por parte da comunidade acadêmica.


10 - Centro de Direito promove I Simpósio Jurídico de Sexualidade e Gênero . Palestrantes têm atuação acadêmica e profissional voltada aos direitos LGBT+; inscrições até 11 de julho.


11 - UEM é parceira na divulgação da 3ª Olimpíada de Educação Financeira . Prova será aplicada em plataforma virtual entre os dias 22 e 26 de novembro; inscrições até 29 de agosto.


12 - Cipe inscreve novos alunos para o segundo semestre , nesta semana. Vagas são para iniciantes e estudantes com conhecimento prévio do idioma escolhido. Fique atento!!!!


13 - Inscrições para seleção de bolsistas Pibic são prorrogadas até dia 7 . Processo está sendo realizado on-line, via Sistema de Gestão de Projetos.


14 - Abertas inscrições para aluno não regular ao mestrado em Engenharia Civil. Prazo vai até 28 de julho e as aulas, para o segundo semestre de 2021, serão remotas.


15 - Lives - Café na Reitoria aborda atendimentos prestados pelo Hemocentro de Maringá . Hemocentro é o único serviço de hemoterapia público do Paraná com Norma ISO 9001. Live celebra os 35 anos do curso de Ciências Contábeis de Cianorte . Primeira graduação implantada no campus impulsionou crescimento da cidade e é avaliado com nota máxima no Enade. Unati discute enfrentamento à pandemia . A proposta debateu o tema com pessoas da terceira idade. Todos os programas estão disponíveis on-line.


Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br