Tools

olimpiadas-de-matematica

Destinado para professores e alunos do ensino fundamental e médio, as aulas são oferecidas em dois níveis: iniciação e aprofundamento

O Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Projeto Treinamento Intensivo de Matemática Elementar (Time), oferece aulas de preparação para as olimpíadas de matemática. 

As inscrições devem ser feitas com o preenchimento do formulário disponível no site do projeto. Não há prazo estipulado para candidatar-se, mas as vagas são limitadas.

Podem inscrever-se professores de escolas, de Maringá e região, e alunos matriculados a partir do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

Para os professores, o treinamento é um curso que proporciona capacitação para o desenvolvimento de projetos nas instituições onde atuam. O conteúdo para os alunos é uma preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

 

Níveis de treinamento

Realizados em duas categorias, os treinamentos são divididos em nível de iniciação e consolidação e nível de aprofundamento.

O primeiro é para quem quer iniciar os treinamentos para as olimpíadas e ainda não consolidou os conhecimentos na área. Não há pré-requisitos para esta categoria, mas a motivação e curiosidade em conhecer mais sobre matemática são indispensáveis para o estudo.

No aprofundamento, como o próprio nome diz, é para quem deseja fazer um treinamento avançado. Este nível é para alunos que participaram anteriormente do treinamento de iniciação ou possui experiência em olimpíadas.

 

Horários

As aulas do nível de Iniciação e Consolidação são aos sábados, das 8h às 12h. As de aprofundamento são as sextas-feiras, das 14h às 18h.

 

*Jornalista residente pelo Programa de Residência Técnica, com supervisão da Assessoria de Comunicação

uem tv