Apresentação 2

Defesa ocorreu em Portugal, na Universidade do Minho, que tem projeto de doutorado institucional com a UEM

 A professora Maria Renata Moraes, do Departamento de Engenharia Têxtil, no Câmpus Regional de Goioerê, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), apresentou, no último dia 28 de abril, a primeira defesa de tese do Dinter (Projeto de Doutorado Interinstitucional). Aprovada, Maria Renata se tornou a primeira doutora em Engenharia Têxtil da UEM e uma das poucas do Brasil. 

A defesa de tese ocorreu em Guimarães, Portugal, sede da Universidade do Minho, e teve, na comissão julgadora, os professores doutores Antônio Pedro Garcia Valadares Souto (Uminho); Carla Joana Santos Marinho da Silva (investigadora do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes); Javier Molina Puerto (investigador do Instituto Tecnológico da Espanha); e Washington Luiz Félix Santos (DET/UEM - Orientador). 

O projeto interinstitucional entre a UEM, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) e a Universidade do Minho, que permitiu a defesa da professora Maria Renata, teve início em 2014. O objetivo do programa permitir a formação de especialistas e investigadores na área de Engenharia de Materiais e Design Têxteis. 

O Projeto é financiado pela Fundação Araucária e tem, atualmente, nove docentes da UEM e dez da UTFPR participando. A partir desta iniciativa, o DET poderá criar um programa de mestrado nesta área na UEM, pois não existem programas de pós-graduação stricto sensu neste segmento no Brasil. O setor produtivo têxtil é estratégico para a economia e um dos mais importantes para o Brasil, além de ser o segundo maior empregador da indústria de transformação. 

A tese defendida pela professora da UEM é intitulada "Desenvolvimento de tecidos revestidos com poli (3,4 – etilenodioxitiofeno dopado com poli (sulfonato de estireno) (PEDOT:PSS) para o autoaquecimento resistivo de têxteis".