unnamed

O projeto deverá trazer estudantes de Física da Universidade de Bristol a Maringá

O professor da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, Walther Schyarzcher, esteve reunido com o reitor Mauro Baesso. A visita foi para propor acordos de cooperação internacional entre a UEM e a instituição britânica. O encontro ocorrido no Gabinete da Reitoria contou com a participação do professor do Departamento de Física (DFI), Luiz Evangelista, e com a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Silvana Marques Araújo.

Com uma comunidade estudantil ativa, a Bristol é uma das universidades mais conhecidas do Reino Unido. Um dos motivos que evidenciam a notoriedade da Instituição é o suporte dado às necessidades culturais que valorizam a rede de contatos dos estudantes em intercâmbio ao redor do mundo. A ideia é ampliar os canais de experiências internacionais já oferecidos pela Universidade.

A escolha por Maringá foi estratégica. Depois de consultas com colegas europeus sobre a relação com instituições brasileiras, a UEM foi a melhor opção para colocar em prática o projeto de intercâmbio pretendido pelos britânicos. As atividades consistem não apenas em práticas disciplinares da área da Física; dedica-se também a interação cultural, tanto aos estudantes que saem do Reino Unido quanto aos alunos da UEM que poderão ser recebidos pelo projeto em Bristol.

Durante a visita ao câmpus, o professor conheceu os laboratórios de física, onde elogiou a qualidade das pesquisas desenvolvidas. “A ideia é que a troca de experiências seja assimétrica, de maneira que estudantes de graduação dos dois países possam interagir com pesquisadores dos programas de pós-graduação, e a UEM oferece estrutura para isso”, explica Schyarzcher.

Reitoria e os professores do DFI já se posicionaram favoráveis ao acordo com Bristol. A proposta de cooperação entre as duas instituições está em processo de análise. A previsão é que estudantes da universidade britânica sejam recebidos pela UEM já em 2018.