Tools

ABERTURA

O objetivo é promover e estimular a leitura junto aos servidores do Hospital Universitário, da Clínica Odontológica, do Ambulatório da UEM e da UPA

 

No Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta terça-feira (18), foi realizado um Varal Literário no Hospital Universitário Regional de Maringá. A grande atração do evento foi o lançamento do livro Lixo! Aqui não!, de Maria Cristina Vieira.

O Varal foi organizado pelo Projeto Corredor de Leitura do HU, recém revitalizado. Em meados de fevereiro de 2016, um grupo constituído por alunos da UEM, professores e técnicos do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh), que atua no HU com apoio da Rede Estadual de Educação, e uma assistente social e um médico da Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital se propuseram a resgatar o Projeto Sala de Leitura Raul Boop.

“Esse projeto nasceu em 2003, pelas mãos das então servidoras da Assessoria Técnica Científica, a pedagoga Ely Campos Van Kampen e a administradora Mirian Isabel Demori Bardeja, mas se perdeu por falta de espaço físico no hospital. Ano passado, juntamos uma equipe, identificamos o acervo de livros 1076 disponível e revitalizamos a iniciativa. Considerando que ainda temos dificuldade em obter um espaço físico no hospital, otimizamos os espaços existentes e criamos o Projeto Corredor de Leitura Raul Boop. O objetivo é promover e estimular a leitura junto aos servidores do Hospital Universitário, da Clínica Odontológica, do Ambulatório da UEM e da Unidade de Psicologia Aplicada (UPA)”, explicou a assistente social da Assessoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do HU, Márcia Liberatti. Hoje, o Corredor acontece em dois espaços de leitura: um no Bloco Administrativo e outro em frente à Biblioteca Setorial do Hospital.

ESCRITORA

Festa - A comemoração do Dia do Livro Infantil no HU começou na tarde da terça-feira, no saguão principal do HU, com uma sessão de contação de histórias. Em seguida, houve uma tarde de autógrafo com Maria Cristina Vieira (foto). A escritora é formada em Letras pela UEM e possui uma editora especializada em lançar livros infantis.

A programação se estendeu até a noite, quando Helena Maria Baliscke de Moraes e Renata Carvalho de Albuquerque Campos, do Instituto História Viva, também realizaram uma rodada de contação de histórias. 

Participaram da organização do evento  a equipe do Sareh, Angela Gois, Angela Morotti, Ione Ananias, Janaína Freitas e Maria Gulla. Também trabalharam para o sucesso do evento a aluna do curso de Artes Visuais da UEM, Anne Beatriz de Moraes, funcionários da Diretoria Administrativa e da Assessoria de Ensino Pesquisa e Extensão do HU, que tem como responsável o médico Sergio Seiji Yamada.