2017-04-18 Premio SOF de Economia Prof Elaine de Piza-Ministerio do Planejamento - Elaine de Piza 02

Premiação ocorreu em Brasília; concurso, promovido pelo Ministério do Planejamento, do governo federal, reuniu 47 trabalhos de todo País

 

A professora Elaine Cristina de Piza, do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), conquistou o primeiro lugar no Prêmio SOF de Monografias, promovido pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do governo federal. 

A premiação ocorreu no último dia 17 de março, em Brasília. A edição deste ano contou com 47 trabalhos inscritos. O trabalho desenvolvido por Elaine foi agraciado com o primeiro lugar do tema “Aperfeiçoamento do Orçamento Público”. 

O título do trabalho foi “Condicionantes da Política Fiscal: o planejamento e a execução orçamentária no período de 2002 a 2015". O trabalho é resultante da tese de doutorado da professora e pesquisadora do Departamento de Economia da UEM, defendida na Universidade de São Paulo (USP).

O prêmio SOF de Monografias foi criado em setembro de 2007, com o objetivo de estimular a reflexão e a pesquisa sobre temas orçamentários e, desde então, conta com a participação de professores universitários, pesquisadores, estudantes e servidores públicos. 

 

"Gerar frutos"

 

2017-04-18 Premio SOF de Economia Prof Elaine de Piza-Ministerio do Planejamento - Elaine de Piza 01

O concurso tem a finalidade de estimular a pesquisa que tenha como objeto o orçamento público, seus problemas, desafios e perspectivas, reconhecendo trabalhos de qualidade e de aplicabilidade na Administração Pública.

Segundo o Secretário de Orçamento Federal, George Soares, "um dos objetivos do prêmio é dar impulso na academia para que as pessoas que estudam políticas públicas considerem o foco de orçamento". Para Soares, "monografias apresentadas e principalmente as premiadas são incorporadas no processo de aprendizado da SOF e, quando possível, podem gerar frutos práticos”. 

O outro tema do concurso, já na 9ª edição, foi "Qualidade do Gasto Público". Em cada um dos temas, foram premiadas, em dinheiro, as três melhores monografias, além da entrega de certificado e a publicação do trabalho. Também foi concedida menção honrosa a um trabalho de cada tema.

 

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv