gramsci

Curso será ministrado no dia 20 de maio, no câmpus da UEM; inscrições, pela Internet, já estão abertas

 

O professor Jarbas Maurício Gomes, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), vai ministrar, no dia 20 de maio, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o curso de extensão "As ideias de Gramsci nas pesquisas em educação no Brasil". Antonio Gramsci foi um filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político italiano. Escreveu sobre teoria política, sociologia, antropologia e lingüística.

Nasceu em Ales, na Sardenha, e frequentou a faculdade de letras da Universidade de Turim, onde entrou em contato com a ideologia marxista e ingressou no Partido Socialista. Em 1919, abandona o curso para fazer política e funda o jornal de esquerda L''Ordine Nuovo. Ele pregava a participação do proletariado na política e fez propaganda a favor da organização de conselhos de trabalhadores fabris. Em 1921, com outros militantes e intelectuais de esquerda, funda o Partido Comunista Italiano.

No ano seguinte, representou o PCI na reunião da 3ª Internacional, em Moscou. Retornou à Itália depois de ficar dois anos em Moscou e foi eleito para uma vaga na Câmara dos Deputados, tornando-se em seguida líder da bancada comunista. Quando Benito Mussolini dissolve o partido, Gramsci é detido (1926) e condenado a mais de 20 anos de prisão.

Durante o tempo em que cumpre a pena, escreve seus 32 cadernos de reflexão, publicados postumamente com o título de Lettere del Carcere (Cartas do Cárcere, 1947). O conjunto da obra é considerado um dos mais importantes documentos políticos do século 20. Gramsci passa os dois últimos anos de vida hospitalizado em Roma, com tuberculose. Morre em 1937, aos 46 anos, quatro dias depois de obter a liberdade.

O curso de extensão será realizado das 8 às 18 horas, no auditório do Bloco I-12 (sala 15), câmpus universitário. Os interessados poderão se inscrever no site, mediante uma taxa de R$ 20,00.

Graduado em Filosofia, Gomes é mestre e doutor em Educação. Tem experiência no ensino de Filosofia na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e no ensino superior com ênfase para Metodologia de Pesquisa, Filosofia e História da Educação.

Sob a coordenação do professor Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, o curso é promovido pelo Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), da UEM.  Outras informações podem ser obtidas no site ou na secretaria do DFE, Bloco I-12, sala 10. O telefone é (44) 3011-4839.

 

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv