curso diversidade e genero

Votação começa às 8h30 de amanhã (18); poderão participar todos os servidores efetivos da UEM, com no mínimo 18 anos

Será realizada, amanhã (18) e quarta-feira (19), a eleição para a escolha dos novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidente (Cipa) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A votação terá início às 8h30 desta terça-feira e prosseguirá até às 21 horas de quarta-feira.

Poderão votar todos os servidores efetivos da Universidade, com no mínimo 18 anos completos até a data da eleição. A votação será on line, por meio do endereço eletrônico. O servidor acessará o sistema com o seu login e senha institucionais.

A apuração será efetuada na quinta-feira (20) e o resultado dos eleitos deverá ser divulgado no dia 24 de abril. Os eleitos passarão por um curso preparatório a ser ministrado de 8 a 12 de maio. A posse dos novos membros será feita no dia 12 de maio.

Recondução

Atual presidente da Cipa, Clisalva Gomes da Silva será reconduzida ao cargo por mais um ano, conforme permite o regulamento. Entre os membros titulares eleitos será escolhido quem exercerá a vice-presidência da Comissão. Os representantes da Reitoria na Cipa são convidados pela presidência da Cipa e pelo Gabinete da Reitoria (GRE).

Clisalva diz que pretende, em primeiro lugar, cumprindo a legislação, realizar a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes); e fazer levantamentos, vistorias e mapas de riscos nos setores de trabalho. Como diz o nome, o mapa de risco serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado. Como também para determinar medidas de prevenção ou extinção destes mesmos riscos.

A presidente também diz que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido no hospital universitário, em parceria com o Sesmet (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), contribuindo com a brigada de incêndio do HU. No câmpus sede, a ideia é ir aos laboratórios para fazer a vistoria, uma vez que no primeiro ano de mandato foram enviados e-mails a estes locais comunicando sobre o trabalho.

No Câmpus Regional de Umuarama será feito o mapa de risco dos setores como desfecho de todo o levantamento realizado em 2016. No Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã, a Cipa também contribuirá com a brigada de incêndio, pois todo o treinamento aos brigadistas já foi dado.