aula inaugural - pgo 20170410 1499115996

Durante aula magna, na UEM, hoje cedo, professora de Odontologia da USP no câmpus de Bauru também falou da necessidade da parceria com o setor privado na busca pela captação de verba

Ao proferir a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada (PGO), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na manhã desta segunda-feira (10), a professora Maria Aparecida Andrade Moreira Machado, da Faculdade de Odontologia (FOB), da Universidade de São Paulo (USP), estimulou o trabalho em conjunto e apontou para a necessidade de direcionar os recursos públicos aos projetos que revertam em produtos e processos, na forma de patentes, para suprir as demandas da sociedade.

Na palestra, ministrada no anfiteatro do Bloco E-90, câmpus universitário, a professora despertou na plateia o horizonte de pesquisa e inovações relacionados às diversas áreas do conhecimento. Ela também orientou a busca pela parceria com o setor privado, como forma de captar recursos. Exemplificou o sucesso destas iniciativas em projetos na Faculdade de Odontologia de Bauru, envolvendo patentes para testes de saliva, visando a detecção de zika, chicungunha e dengue, desenvolvidos em parceria com uma universidade do Canadá.

O tema da aula inaugural foi "Inovação, Ciência, Tecnologia e Gestão em Pesquisas na Área da Saúde". Atual diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Maria Aparecida é mestre e doutora em Odontopediatria. É também consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: prevenção da cárie dentária e doença periodontal, erosão dentária, angiogênese e processos patológicos da polpa dentária, terapias fotônicas em Odontologia com ênfase ao uso do laser e LEDs e saliva.

Além de estudantes da graduação e da pós-graduação, de vários professores ligados ao Departamento de Odontolologia (DOD) e ao PGO, a aula magna foi prestigiada pelo reitor Mauro Baesso e diversas outras autoridades, entre elas o diretor de pós-graduação, Antonio Carlos Bento; o diretor-adjunto do Centro de Ciências da Saúde, Nelson Nardo Junior; a coordenadora do PGO, Raquel Sano Suga Terada; e o chefe do DOD, Carlos Herrero de Morais.

Veja, a seguir, a galeria de fotos do evento.