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Será implantado um anel viário com sentido único anti-horário

 

Na segunda-feira, dia 10, passam a vigorar as alterações de trânsito dentro das vias internas do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, com a implantação do anel viário, com sentido único anti-horário. 

A Prefeitura do Câmpus preparou um mapa, detalhando os sentidos de trânsito das vias, assim como o fluxo dos sete portões que dão acesso à Universidade. Cópias desses mapas foram fixadas em locais estratégicos para melhor orientar o motorista. 

Haverá três portões que servirão para entrada e saída. São eles: o Portão 1, da Avenida Colombo, o Portão 6, da Vila Esperança, pela Rua Júlio Favoretto, e o Portão 7, da Rua 10 de Maio.

Os motoristas que entrarem pelo Portão 2, no final da Rua Lauro Werneck, obrigatoriamente deverão virar à direita. Para quem vai para o sentido oposto, uma opção pode ser o Portão 3, que é novo e dá acesso a uma via secundária, recém-construída, paralela à Rua Professor Itamar Orlando Soares. A circulação por essa via se dará pelo sentido único horário, sendo uma alternativa de acesso ao Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), Creche, Pista de Atletismo, entre outros setores. 

Ao optar pelo Portão 3, que é exclusivo para entrada, o melhor é vir pela pista da esquerda da Rua Lauro Werneck.

Há ainda dois portões destinados exclusivamente para saída do câmpus. O Portão 4, que dá acesso à Rua Bragança, e o 5, com acesso para a Rua Professor Itamar Orlando Soares. 

O prefeito do câmpus, Carlos Augusto Tamanini, explica que as mudanças visam, principalmente, garantir melhor fluxo dos veículos, diminuindo os gargalos formados em horários de pico, na entrada e saída da UEM. “Mas também queremos aumentar as condições de segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que trafegam por aqui”, diz ele.

Tamanini explica que poderão ocorrer ajustes, se forem necessárias adequações no sistema. Ele ainda informa que está em estudo a abertura de vias e de novas áreas de estacionamento para facilitar ainda mais a circulação de veículos dentro do câmpus.

 A proposta da Prefeitura não é somente pensar a UEM hoje. É também preparar a Universidade para o futuro, apresentando um plano de mobilidade que contemple o crescimento natural da instituição.

 Veja neste link o mapa em tamanho grande

 

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