Encarte NAF Grafica-1

Seminário paranaense será realizado no auditório da Receita Federal, na próxima terça-feira (11). Inscrições, abertas, são gratuitas

Um projeto desenvolvido pelos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Maringá, por incentivo da Receita Federal, será apresentado, na próxima terça-feira (11), no Seminário Paranaense do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal).

Sob a coordenação da professora Simone Letícia Raimundini Sanches, do Departamento de Ciências Contábeis da UEM, o projeto de extensão NAF - UEM foi criado em 2014. Na época, professores e agentes universitários foram incentivados a destinar o Imposto de Renda ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

A partir de 2015, os estudantes iniciaram os atendimentos, dando orientação ao Microempreendedor Individual (MEI), foco do Projeto. Na prática, às segundas, quartas e quintas-feiras, no bloco C-23, câmpus universitário, período da tarde, microempreendedores individuais recebem esclarecimentos dos alunos, sob a orientação de um professor participante do NAF-UEM. Ligado ao DCC, o Projeto atendeu, em 2015 e 2016, a 548 MEIs.

Segundo Simone, o NAF foi criado em razão do incentivo dado pela Receita Federal, que tem estimulado as instituições de ensino superior a colocar o núcleos em funcionamento. A coordenadora lembra que este trabalho já faz parte de um programa de educação fiscal da RF.

Além de ser útil para que os estudantes universitários possam, por meio da extensão, levar o conhecimento para a sociedade, projetos como este têm servido para, entre outras ações, criar uma rede ligando acadêmicos e profissionais ligados à atividade contábil e fiscal.

Um dos principais objetivos do Seminário Paranaense do NAF é divulgar as atividades dos núcleos, que, por sua vez, buscam promover a cidadania por meio do suporte contábil e fiscal às pessoas de baixa renda.

O NAF também pode receber apoio da Secretaria Estadual de Fazenda, órgãos de representação da classe contábil e de desenvolvimento empresarial.
O evento terá início às 8h30 e será realizado no auditório da Receita Federal de Maringá, localizada à avenida XV de Novembro, 527, centro.

Os interessados podem ser inscrever, gratuitamente, pela internet, até a próxima sexta-feira (7). Podem participar professores e alunos de instituições de ensino superior, interessados no NAF e profissionais que desejam apoiar o projeto, como as empresas/escritórios que prestam serviços contábeis.

Outras informações também pelo telefone (44) 3221-2222. A programação completa do evento pode ser vista aqui.