CALORADA SITE

Além do câmpus de Maringá, haverá atividades nos câmpus regionais, com ampla programação para integrar os novos e os atuais estudantes

Com atividades diversificadas, nos períodos da manhã, tarde e noite, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) preparou, a partir de segunda-feira (3), com o início das aulas, uma extensa programação de recepção aos calouros de 2017, incluindo, por exemplo, três dias de intensa campanha de vacinação contra a Dengue.

Os câmpus regionais também terão atividades durante a Calourada, em datas distintas. Além de conhecerem o que a UEM oferece a sua comunidade, nos aspectos acadêmico e administrativo, os novos estudantes poderão participar de atividades artísticas e culturais, trilha ecológica, e se inscrever no concurso para eleger os melhores trotes solidários, com premiação em dinheiro.

Toda a programação fará parte da "Semana de Integração: Calourada 2017", evento de responsabilidade das pró-reitorias de Ensino (PEN), de Extensão e Cultura (PEC), Assessoria de Comunicação Social (ASC) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O patrocínio é da Caixa Econômica Federal (CEF).

Para dar início à Semana, na segunda-feira, às 8 horas, no auditório do Dacese, o reitor Mauro Baesso e o vice-reitor Julio Damasceno ministrarão a aula inaugural aos calouros. Antes, a Orquestra de Câmara da UEM fará uma apresentação no local. Após a aula inaugural, representantes de diversos programas, núcleos e comitês da Universidade irão falar sobre o funcionamento destes órgãos. Já o DCE preparou uma série de  atividades como Oficina de Vivência e Inclusão, tarde de doação de sangue no Hemocentro, palestras e orientações sobre saúde e segurança pessoal. Veja a programação completa no site.

Uma preocupação dos organizadores da Calourada será imunizar o máximo possível de novos estudantes contra a Dengue. Por isso, nos dias 3, 4 e 5 de abril, das 8h30 às 22 horas, na frente da cantina do Restaurante Universitário (RU), será aplicada, gratuitamente, a vacina, sob os cuidados de profissionais do Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Também haverá vacinação itinerante nas salas de aula.

Além disso, os novos estudantes terão a oportunidade de se submeterem, gratuitamente, no dia 7, das 8h30 às 12h30, ao teste rápido das doenças sexualmente transmissíveis, como HIV/Aids, Sífilis e Hepatite. A atividade ocorrerá na frente do Ambulatório Médico e de Enfermagem, bloco 2.

No câmpus de Maringá, a recepção aos calouros se estenderá até o dia 9 de abril (domingo), quando será realizada uma trilha ecológica, das 8h30 às 12h30, e o Domingo da Calourada, atividade envolvendo os novos estudantes e a comunidade externa, das 14 às 19 horas.

Para os câmpus regionais, foi definida uma programação cultural na qual a Orquestra de Câmara da UEM vai se apresentar aos calouros. No dia 10, a apresentação será no Câmpus do Arenito, em Cidade Gaúcha, das 9h30 às 11h30; no dia 11, no Câmpus Regional de Goioerê, das 19h30 às 22 horas; no dia 19, no Câmpus Regional do Vale do Ivaí, em Ivaiporã, das 19h30 às 22 horas; no dia 19, no Câmpus Regional de Umuarama, das 9h30 às 11h30 no Centro de Tecnologia (CTC) e das 14 às 16 horas no Centro de Ciências Agrárias (CCA); e, no dia 20, no Câmpus Regional de Cianorte, das 19h30 às 22 horas.

Concurso Trote Solidário

No concurso para eleger os melhores trotes solidários serão premiados os três melhores trotes. O curso que ficar em primeiro lugar receberá R$ 1.500,00, o segundo lugar R$ 1.000,00 e o que ficar na terceira colocação R$ 500,00.

Para concorrer, os cursos deverão desenvolver uma atividade conjunta, entre os estudantes veteranos e os calouros, que se caracterize como um trote solidário, tanto em relação à comunidade interna e os câmpus da UEM quanto à comunidade externa à UEM e o seu meio ambiente.

Essas atividades deverão ser organizadas de comum acordo entre as lideranças estudantis dos cursos, podendo haver também a participação de professores, e visam integrar os novos estudantes ao ambiente universitário de forma solidária, em atividades que envolvam diversão, solidariedade, cidadania, respeito ao próximo, respeito à diversidade, educação social, ambiental e ética.

Para participar, cada curso deverá desenvolver sua atividade de recepção ao longo do primeiro mês de aula, ou seja, entre os dias 3 a 29 de abril, realizando um registro documental dessas atividades por meio da descrição textual da atividade e fotos que comprovem a sua realização e os resultados obtidos, além do nome de todos os estudantes participantes na atividade.

Esse registro deverá ser entregue na Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), bloco 111, sala 6, até o dia 15 de maio. O resultado será divulgado no dia 18 de maio, a partir das 15 horas, no site www.pen.uem.br. Uma comissão interna formada por integrantes das pró-reitorias de Ensino e de Extensão e Cultura, e do Diretório Central dos Estudantes fará a seleção das melhores atividades de recepção. A premiação dos três melhores trotes acontecerá no dia 23 de maio em solenidade com o reitor, em horário a ser definido

A premiação recebida pelos cursos vencedores somente poderá ser utilizada para a compra em materiais ou despesas autorizadas em conjunto com a Pró-Reitoria de Administração (PAD) da UEM. Por exemplo, esse valor poderá ser utilizado para aluguel de um ônibus em uma viagem a congresso ou uma visita técnica, para a compra de material esportivo ou de material didático, compra de camisetas e bolsas e material de divulgação para eventos e outros materiais de consumo similares.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv