NEWSLETTER 037/2020-ASC - AÇÕES POSITIVAS CONTRA A COVID-19 (CORONAVÍRUS)

 



Ufa... chegamos ao final das atividades de 2020... e foi uma semana movimentada com anúncio de novo ranking de sustentabilidade, prêmios, cirurgias inovadoras e resultados importantes de projetos de extensão. Terminamos o ano, também, com um manifesto dos servidores estaduais contra as ações do governo sobre a carreira do funcionalismo do Paraná e as finanças das universidades. Estes atos ganharam a manifestação da Apiesp, publicada pela UEM. Em meio a esse desafio, não podemos esquecer de tantos outros encontrados em 2020 e o principal: a epidemia da Covid-19. A UEM mobilizou diferentes áreas de conhecimento para o enfrentamento deste problema, que ainda preocupa autoridades e a sociedade. Fechamos a última publicação do ano, desejando a todos um 2021 com vacina, saúde e muitas conquistas. Boas festas a todos!‍



1 - Apiesp se manifesta contra projeto de lei complementar. Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público se manifestou contra normas de finanças públicas do Estado do Paraná.


2 - 50 anos da UEM. Editora Dia a Dia publicou uma edição especial, que marca as cinco décadas de história da Universidade.


3 - Professor da Zootecnia ganha prêmio de Ciência & Tecnologia. Anúncio dos vencedores foi feito na tarde de quarta-feira (16), em solenidade presidida pela Seti.


4 - 559 graduandos colam grau em cursos EAD. Esta é a primeira cerimônia integralmente remota para os cursos de Educação a Distância.


5 - Bolsistas do projeto Covid realizam levantamento sobre saúde mental. Grupo esboçou o perfil dos profissionais da 15ª Regional.


6 - Médicos do HUM realizam cirurgia de reconstrução facial de alta complexidade. Procedimento teve o objetivo de reabilitar o paciente para atividades do dia a dia.


7 - Ranking aponta que UEM é 28ª universidade mais sustentável do Brasil. Listada no UI GreenMetric World University Rankings, Universidade integra seleto grupo de 38 instituições brasileiras.


8 - Workshop discute projetos das IEES de apoio à polícia científica. Universidades atenderam ao convite do Estado do Paraná para reforçar os serviços oferecidos à população. Autoridades locais da área se reuniram com o reitor Júlio Damasceno. Na mesma semana, pesquisadores da UEM são contemplados por edital da Capes com projetos em Ciências Forenses e Segurança Pública.


9 - Projeto realizado pelo DAG atende produtores rurais em tempo de pandemia. Financiado pela Seti, Programa vem dando suporte técnico ao campo, há 11 anos.‍


10 - UEM conta com incubadora voltada para a Economia Solidária. Projeto permite trocas de conhecimento e experiência entre a Universidade e os trabalhadores, garantindo melhores condições de vida, autonomia e trabalho.


11 - Hipertensos são atendidos, em Santo Inácio, pelo Projeto Covid. Ação da 15ª Regional é piloto para ser implantado em outros municípios pequenos.‍


12 - UEM prorroga período de empréstimo de equipamentos do ERE. Contemplados deverão encaminhar termo aditivo via e-mail.‍


13 - PET Enfermagem lança desafio sobre a legislação de trânsito. Jogo on-line, em formato de questionário, foi desenvolvido junto ao Departamento de Enfermagem com apoio da Semob e PM de Maringá.‍


14 - HUM recebe acessórios para máscaras desenvolvidos por professor da UEM. O produto é feito de material reciclável e reduz o desconforto durante o uso da proteção facial.‍


15 - Design da UEM recebe R$ 200 mil para investir em oficina estilo Fab Lab. A pequena oficina tecnológica será estruturada em Cianorte com aporte financeiro da Fundação Araucária.


16 - Projeto da UEM lança o “Samba do Imposto” . Composição tem como objetivo despertar as pessoas sobre a fiscalização dos recursos arrecadados pelo poder público.


Problemas para visualizar este conteúdo?
Entre em contato no e-mail: sec-cpr@uem.br‍