x-2017-03-27 Vis Sec SaudeCampanha Vacinação- MG 1911-nova

Com o apoio das ações de pesquisas existentes na UEM, as campanhas de saúde do município serão ampliadas. O objetivo é aumentar o número de pessoas vacinadas contra a dengue e outras doenças

Na tarde de segunda-feira (27), o reitor Mauro Baesso recebeu a visita do secretário de Saúde de Maringá, Jair Francisco Pestana Biatto. O encontro reforça as parcerias entre a UEM e o governo municipal nas ações de saúde. Para a reunião, foi convocado o vice-reitor, Julio Damasceno, o superintendente do HU, Maurício Chaves, a pró-reitora de Ensino, Ana Obara, o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Roberto Cuman, a diretora do Centro Ciências Biológicas (CCB), Kathia Mourão, a diretora de Extensão (DEX), Erica Ulhôa Cintra, a diretora adjunta do Centro de Ciências Humanas (CCH), Sandra Moser, o prefeito do Câmpus, Carlos Tamanini; além de outros servidores da UEM, do setor de vacinas do município e da 15ª Regional de Saúde do Estado em Maringá. 

A reunião foi solicitada pela chefe do Ambulatório Médico e de Enfermagem da UEM, Lucília Amaral. Entidade que trabalha na ampliação campanhas de saúde, entre a parcela da sociedade que depende direta ou indiretamente da Universidade. “Além de promover parcerias com as entidades de saúde pública do estado e do município, a iniciativa fortalece a unidade existente entre os setores de atendimento e pesquisa em saúde”, diz a chefe do Ambulatório. 

O encontro garantiu também acordo para a elaboração de um documento único entre a Universidade Estadual de Maringá e as secretarias de saúde, no intuito de divulgar as campanhas vacinais. “A vacinação contra Dengue já existe há alguns anos no setor privado e agora temos de intensificar a distribuição gratuita da vacina no sistema público” sinalizou Biatto. O cenário para esta primeira ação conjunta será durante a Calourada 2017, evento de recepção aos calouros que terá a vacinação contra Dengue na programação. As ações estão previstas paras os dias 3, 4 e 5 de abril.

Mais apoio aos serviços de saúde prestados pela UEM

Durante a reunião na reitoria, o secretário municipal de saúde, Jair Biatto, reconheceu a sobrecarga nos atendimentos oferecidos pelo Hospital Universitário. Ele ainda colocou as unidades de atendimentos do município à disposição para intensificar as campanhas de vacinação e imunização coletiva, que são praticadas pelos órgãos de saúde da Universidade. A proposta é que os trabalhos em conjunto sejam realizados de forma itinerante, utilizando as estruturas de saúde da UEM e do município. 

Outra novidade é o apoio da Secretaria Municipal de Saúde em projetos que previnem a obesidade infantil. Nesse sentido, a parceria será mantida com o Núcleo de Estudos Multiprofissonal da Obesidade (Nemo) da UEM. De acordo com o coordenador do Nemo, Nelson Nardo, o Núcleo necessita de recursos financeiros para a continuação dos atendimentos que dão suporte à pesquisa. De antemão, a Secretaria de Saúde do se prontificou em manter a realização de exames para triagem dos pacientes assistidos pelo projeto. “Esta parceria nos dá possibilidade de ampliar às ações de pesquisa e de tratamento da obesidade infantil no município”, salienta Nardo.