2017-03-27 Reunião COU - redução Horas Aula- MG 1993

O reitor Mauro Baesso já se reuniu com os diretores de centro e chefes de departamento e convidou prefeitos e líderes da sociedade civil para encontro, amanhã, na UEM

O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Mauro Baesso, reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (27), com os chefes de departamentos da UEM para informá-los sobre as últimas decisões tomadas pelo governo do Estado em relação às instituições de ensino superior públicas, que levaram a Universidade a se manifestar ontem, por meio de uma nota de repúdio, contra estas medidas.

Mais uma vez, o reitor, ao lado do vice-reitor Julio Damasceno, insistiu que a redução dos recursos para a contratação de professores temporários é de extrema gravidade para a sobrevivência das universidades. Embora a UEM tenha solicitado ao governo 15.840 horas para a contratação de professores temporários, foram autorizadas apenas 6.289 horas.

Esta decisão foi comunicada ao reitor na última sexta-feira (24), por meio de uma via digitalizada do Ofício CEE/CC 990/17, assinado pelo secretário chefe da Casa Civil e presidente da Comissão de Política Salarial (CPS), Valdir Rossoni.

2017-03-27 Reunião COU - redução Horas Aula- MG 1969

Baesso informou aos chefes de departamentos que, por conta destas medidas, a UEM perderá 220 professores temporários para o ano de 2017. Ou seja, cerca de 40% do que a Universidade contou no ano de 2016.

Em razão da complexidade da situação, o reitor conversou com os diretores de centro, ontem, junto com representantes da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH).

Na avaliação de Baesso, o governo estadual está querendo implementar um programa de privatização das universidades "da pior espécie". "Entendemos que o momento é grave e precisamos de apoio para resistir", disse o reitor aos chefes de departamentos.

Para tanto, a Reitoria convidou para esta terça-feira (28), às 14 horas, uma reunião com os diretores dos câmpus regionais e com os prefeitos dos municípios onde a UEM possui estes câmpus: Cianorte, Umuarama, Goioerê, Cidade Gaúcha, Ivaiporã e Diamante do Norte.

Além deles, foram convidados líderes da sociedade civil, dos mais variados segmentos. O encontro será no auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), câmpus universitário. Na reunião de hoje, o reitor estendeu o convite aos chefes de departamentos e aos membros dos conselhos superiores.

Na reunião desta tarde, também participaram o pró-reitor de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, Luiz Otávio Goulart, e o procurador jurídico da UEM, João Paulo Marin.