francisco nascimento

Nos últimos seis anos, R$ 865 mil reais foram investidos em melhorias para o HU

A Associação dos Amigos do Hospital Universitário Regional de Maringá - AAHU - fecha, este mês, um ciclo de três gestões com o mesmo presidente. Francisco Veracil do Nascimento (foto) entrega o cargo para a ex-técnica-administrativa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Miriam Bardeja, na próxima segunda-feira (27), às 10 horas da manhã, na sala de reuniões da Superintendência do HU. Antes da cerimônia, Nascimento fez um balanço dos seis anos de gestão.

A AAHU é uma Organização Não-Governamental que atua desde 1985, mas foi oficializada em 2000​, com a criação do estatuto e de uma fundação. Até hoje, foram quatro presidentes: Aníbal Bianchini, Osvaldo Hidalgo, Rose Ortega e Francisco Nascimento. O objetivo é arrecadar fundos, por meio de doações e contribuições de toda a comunidade, para a realização de melhorias no Hospital Universitário Regional de Maringá.

Segundo Francisco Nascimento, as demandas do hospital são repassadas para a Associação por meio de ofícios encaminhados pela Superintendência do HU e entram na programação da AAHU.

Nascimento assumiu a presidência da associação em 2011, atuando em três gestões (2011-2013; 2013-2015; 2015-2017)​ e diz que muitas conquistas foram obtidas. Ele conta que os recursos arrecadados na sua gestão foram gerados basicamente por bazares que comercializaram produtos doados pela Receita Federal. Com isso, R$ 865 mil reais foram investidos em um automóvel van Fiat Ducato, de 16 lugares, um anfiteatro, equipamentos para os centros cirúrgicos e para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, além da compra de uma lavadora de roupas, que custou R$ 160 mil reais e tem capacidade para lavar 140 quilos.

“O hospital estava pagando para lavar roupa fora, porque as máquinas existentes não davam conta da demanda. Foi uma aquisição importante. Mas é preciso destacar que também compramos materiais fundamentais para o dia a dia do hospital, como macas e cadeiras de rodas”, informa o presidente.

Apesar deste apoio, Nascimento diz que a AAHU ainda tem muitos desafios. Segundo o presidente, a associação não possui uma parceria instituída com os governos municipal, estadual e federal, o que não permite a viabilização de mais recursos. A principal fonte de arrecadação são os bazares (foto abaixo) promovidos com a Receita Federal e isso precisa mudar, na opinião do presidente.

bazar-hum

Outro grande desafio é a questão de apoio às ações da Associação. Segundo Nascimento, é necessário incentivar a participação de mais pessoas no cotidiano da AAHU. Atualmente, a entidade funciona com uma diretoria de 23 membros e a ajuda de funcionários do Hospital. São eles que organizam os bazares e dão apoio às realizações da Associação.

“Precisamos fazer com que os associados da entidade se unam a nós. Temos muitas pessoas que preencheram um formulário e se associaram, mas que não vêm contribuindo com a Associação. Acredito que esse seja um grande desafio para a próxima gestão. Mas confio que a nova presidente, Miriam Bardeja, dará conta desta tarefa. Ela vem sendo uma das mais ativas voluntárias do nosso grupo, desde o início. Por isso, conhece os mecanismos que podem mudar o cenário da Associação”, aponta Nascimento.

Outro sonho que a associação ainda não conseguiu realizar foi a construção da Casa de Apoio dos Pacientes do HU, que daria abrigo e infraestrutura a pessoas que se deslocam para Maringá para fazer exames ou visitas no HU. Segundo Francisco, a associação esteve perto de realizar a construção desse alojamento, que teria 20 leitos, mas o projeto, que custa aproximadamente R$ 450 mil, ainda não foi concretizado.

“A nova gestão assumirá a associação com parte do dinheiro e com perspectiva de dar continuidade a esses planos, criando, inclusive, uma sede física com uma secretaria para melhor funcionamento da entidade”, completa o presidente. Atualmente, o contato com a Associação é feito pelos telefones 3011-9136, com Gilson ou 3011-4213, com Ana Paula.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv