reuniao IFPR

O encontro contou com a presença do reitor da UEM que elogiou o trabalho conjunto para a implantação do Mestrado

Na última quinta-feira (9), foi realizada uma reunião para oficializar, entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a aprovação do Mestrado em Sustentabilidade, modalidade acadêmico, que será ofertado em associação entre as duas instituições. O encontro ocorreu na Reitoria do IFPR e contou com a presença, entre outros, do reitor e do vice-reitor da UEM, Mauro Baesso e Julio Damasceno, e da diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto, Andrea dos Santos Rodrigues.

Baesso destacou o esforço conjunto que resultou na criação do novo mestrado, parabenizando todos os envolvidos. Segundo ele, a implantação de um curso de mestrado gera sempre muitos ganhos. “Além de ampliar a visibilidade das instituições envolvidas, aumenta o raio de ação da Universidade, principalmente a partir das pesquisas desenvolvidas, e garante maior capacidade de captação de recursos”, explicou Baesso, destacando que todos esses benefícios são, de alguma forma, devolvidos para a comunidade local.

O curso será oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade que foi aprovado na última reunião da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se do primeiro Programa do Centro de Tecnologia que é ofertado fora do câmpus sede. O Câmpus Regional de Umuarama já conta com dois outros cursos de mestrado, mas ambos nas área das Ciências Agrárias.

O novo Programa terá uma coordenação e secretaria acadêmica no IFPR e outra coordenação e secretaria acadêmica na UEM, no Câmpus Regional de Umuarama. O coordenador do IFPR é o professor Otávio Akira Sakai e a coordenadora adjunta é a professora Diane Belusso. Pela UEM Cristiane Mengue Feniman Moritz e Sérgio Trajano Franco Moreiras são, respectivamente, a coordenadora e o coordenador adjunto.

O cronograma para a formação da primeira turma de mestrado está praticamente fechado. As inscrições devem ser abertas já no próximo mês de maio e o processo de seleção dos candidatos será em junho, com início das aulas em agosto. Para a primeira turma, a previsão é de oferta de 19 vagas ampliando esse número para 33 no ano seguinte.

Com área de concentração em Sistemas Sustentáveis, o Programa foi aprovado com duas linhas de pesquisas: Manejo Sustentável de Recursos Naturais e Tecnologia de Produtos Naturais. A primeira tem como proposta produzir conhecimento como subsídio à produção de diagnósticos, prognósticos, avaliações e relatórios para uso das políticas de planejamento e gestão do território. Na segunda linha de pesquisa o foco é atuar em estudos sobre as formas extrativas, as caracterizações físico-químicas e as avaliações biológicas dos compostos bioativos obtidos de produtos naturais, potencialmente úteis e de forma associada com o manejo sustentável aplicado na agricultura e diferentes setores industriais.

O curso terá participação de docentes do Centro de Tecnologia e do Centro de Ciências Agrárias da UEM, além dos docentes do IFPR Câmpus Umuarama.