Hemocentro-3a

A Fundação Carlos Alberto Vanzolini aprovou a recertificação da ISO 9001:2008 ao Hemocentro Regional de Maringá, diretoria do Hospital Universitário da UEM. Após dois dias de auditoria, realizada em 6 e 7 de fevereiro, dois auditores recomendaram a recertificação, conforme relatório final anunciado no anfiteatro do Hemocentro e carta de deliberação da Comissão Técnica, recebida no dia 17 do mês passado.

Os auditores relataram aspectos relevantes que demonstram a positiva sustentação do Sistema de Gestão da Qualidade, mesmo no momento de dificuldades e enfrentamento de inúmeros problemas na gestão das Instituições Públicas.

A Fundação Vanzolini foi criada por professores da Universidade de São Paulo, que mantém e fazem a gestão da entidade.

A gestora da qualidade do Hemocentro, Márcia Momesso, ressaltou o empenho e a qualidade das equipes de trabalho para obter a recertificação. “O sentimento é muito bom e estou feliz por receber um relatório de auditoria com pontos fortes tão relevantes que demonstram um sistema robusto, coeso, verdadeiro, como ressaltaram os auditores. Vamos agora dar atenção aos pontos fracos e melhorá-los”, declarou.

Os médicos que ocupam o cargo de diretor e chefia técnica do Hemocentro, Christóvão Granato Filho e Tatiana Takahashi Higa, destacaram que a aprovação é fruto do comprometimento da equipe que atua no Hemocentro e do esforço de todos os envolvidos no processo.

O Hemocentro foi o primeiro Serviço de Hemoterapia da Rede Pública do Estado do Paraná a obter a certificação ISO 9001, permanecendo, até o momento, o único. A gestora da qualidade destaca que ter um selo de gestão da qualidade traz, além da padronização dos serviços, melhoria nos processos e maior confiabilidade em relação aos serviços públicos. “O grande benefício é a garantia de melhoria contínua”, afirma. Segundo Márcia Momesso, o setor já passou por onze auditorias e desde que foi certificado tem mantido as práticas que garantem a eficiência e eficácia em todos os processos que fazem parte da rotina de trabalho.

O próximo passo para o Hemocentro é se preparar para a nova atualização da ISO, a NBR ISO 9001/2015, que, por sua vez, traz mudanças quanto às normas e práticas atuais do mercado e sistemas de gestão ISO.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv