camara goioere-3086419 20170309 1580662750

O encontro foi na Câmara de Vereadores de Goioerê, onde Mauro Baesso apresentou as prioridades da Universidade para os próximos anos

Na última quarta-feira (8), a Câmara Municipal de Goioerê recebeu a presença do reitor da UEM, Mauro Baesso. Além de vereadores do município, também estiveram presentes o prefeito de Mariluz, Nilson Cardoso e a prefeita de Rancho Alegre do Oeste, Sueli Pereira. Representantes de outras entidades como Associação Comercial e Empresarial de Goioerê (Acig), Rotary Club, Núcleo Regional de Educação, secretários municipais e docentes do Câmpus também marcaram presença.

Durante a reunião, o reitor Mauro Baesso apresentou dados sobre a UEM, demonstrando que ela figura entre as melhores universidades brasileiras ocupando posição de destaque em importantes rankings nacionais e internacionais. Na oportunidade, o reitor também chamou a atenção das autoridades da região noroeste para as dificuldades atuais enfrentadas pela instituição que vem sofrendo significativos cortes no orçamento.

Para o reitor outro problema grave que atinge a instituição é a diminuição do quadro de professores efetivos, já que a reposição depende da autorização do governo. Nesse contexto, ele apresentou uma projeção baseada no cenário atual.  “Se essa política não mudar, em dez anos a UEM terá 50% de docentes a menos do que tem hoje”, diz o reitor, sem esconder a preocupação com o futuro da Universidade.

Autoridades comprometidas

Em busca de soluções, as autoridades regionais presentes na reunião se mostraram dispostas à intensificar solicitações junto à Assembleia Legislativa do Paraná bem como à Câmara Federal, para que novas emendas venham beneficiar a Universidade. O presidente da Câmara Munucipal de Goioerê, Patrick Pelói Flávio, salientou a importância da UEM no município, tanto nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão, quanto nos benefícios econômicos garantidos pela presença de uma das principais universidades do país na região noroeste do estado.

O vice-prefeito de Goioerê, Ernani Leite, endossou o compromisso com a UEM. "Estamos no primeiro ano de gestão, e devemos aproveitar o tempo que temos para investir na educação", confirma Leite. Prefeituras de cidades vizinhas também expressaram apoio à Universidade. "tudo aquilo que a sociedade conquistou é proveniente da ciência, por isso o espaço universitário deve ser valorizado", diz a prefeita de Rancho Alegre do Oeste, Sueli Pereira.

Em meio a fala do reitor Mauro Baesso, dois aspectos chamaram a atenção do atual prefeito do Mariluz, Nilson Cardoso: "existe a tristeza de o momento financeiro não ser bom para a UEM, mas, por outro lado, há felicidade de nos reunirmos com o objetivo de solucionar problemas", conclui Cardoso.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv