goioere 1017 20170309 1246857838

Colaram grau alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil e Licenciatura Plena em Ciências

Na noite de quarta-feira (8), acadêmicos de três cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá, no Câmpus de Goioerê, receberam o diploma. A solenidade de colação conjunta, presidida pelo reitor da UEM, Mauro Baesso, foi realizada no Centro de Eventos da Associação Comercial e Empresarial de Goioerê e reuniu diversas autoridades acadêmicas e políticas da região noroeste. 

A outorga coletiva de grau foi para os cursos de Engenharia de Produção, com treze novos formados, Engenharia Têxtil, que formou onze acadêmicos, e Licenciatura Plena em Ciências, com cinco formados. Com estes profissionais formados pelo Câmpus Regional de Goioerê, a UEM registra um total de 66.203 diplomas entregues em quase cinco décadas de existência. 

Novos graduados

Em comemoração, os neograduados expressaram gratidão à Instituição que os formou. “O estudante de um curso da UEM é muito respeitado no mercado de trabalho. Com o diploma, muitas portas vão se abrir”, comemora o novo engenheiro têxil, Renan Eduardo da Silva. 

Durante a cerimônia, o seleto número de formandos do curso de Licenciatura Plena em Ciências registrou a entrega de cinco diplomas. Mesmo com número reduzido, em relação às demais graduações oferecidas pela Universidade, os novos licenciados brilharam no evento de formatura. “A turma era grande, muitos desistiram pelo caminho, mas nós persistimos. A quantidade não importa, o mais importante é a qualidade da nossa formação”, justifica a recém-graduada, Luzia Jorge de Lima.

O reitor

Aproveitando a visita à cidade, ontem (8) o reitor Mauro Baesso estevese reunido com várias autoridades do município. O objetivo dos encontros foi, principalmente, para estreitar as relações entre a UEM e os poderes legislativo e executivo de Goioerê. A troca de experiências com a sociedade goioerense inspirou vários pontos do discurso de Baesso para a noite de colação de grau. Um dos aspectos destacados em sua fala foi o aproveitamento das vagas oferecidas pela Universidade. 

O reitor relacionou os esforços da instituição para a criação de mecanismos que evite desistências de estudantes nos cursos de graduação. “Uma vaga ociosa é um sonho que não se concretizou, e o resultado é a ausência de um profissional que poderia estar servindo a sociedade”, conclui Baesso.

Apoio ao Câmpus

Nos últimos dois anos, o Câmpus de Goioerê teve vários avanços. Em 2016 a UEM implantou o Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais, o que dá a possibilidade de que alguns dos recém-graduados continuem na vida acadêmica, sem a necessidade de se deslocar do município. 

De acordo com o diretor do Câmpus, Gilson Croscato, esforços não estão sendo medidos para ampliar as atividades da Instituição naquela região. “A cerimônia de colação de grau celebra, não só a conquista dos formandos, mas também os 25 anos da presença da UEM no município” diz Croscato. O prefeito de Goioerê, Pedro Coelho, que está no primeiro ano de mandato, também sinalizou apoio aos investimentos futuros no Câmpus, um anseio da sociedade goioerense.

goioere 1033 20170309 1295020805

Galeria de fotos

Abre Aspas

A equipe da Assessoria de Comunicação registrou, em vídeo, alguns momentos da solenidade e colheu depoimentos de formandos e autoridades. Com imagens de Heitor Marcon e Felipe Ribeiro e edição de Phill Natal.