Ministério-da-Educação-confirma-Enade-2015-para-o-dia-22-de-novembro-2-900x516

Resultado foi divulgado, ontem, pelo MEC, junto com as notas de outros indicadores utilizados pelo governo federal para avaliar os cursos e as instituições

Os cursos de Direito e de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Maringá (UEM) alcançaram a nota máxima 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) relativo a 2015. O primeiro funciona no câmpus-sede e o segundo no Câmpus Regional de Cianorte.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade calculado com base no desempenho dos estudantes que estão se formando nos cursos de graduação. A divulgação das notas ocorreu, ontem (8). O Exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC). A UEM também teve os seguintes cursos avaliados no Enade: Administração (nota 4), Ciências Econômicas/integral (3), Ciências Econômicas/noturno (3), Psicologia (4), Ciências Contábeis - Maringá (4), Design (3) e Secretariado Executivo Trilíngue (4).

Para o coordenador de colegiado do curso de Direito, Alaércio Cardoso, professor do Departamento de Direito Privado e Processual (DPP), a nota máxima se deve ao bom nível dos alunos e à qualificação dos docentes. Cardoso diz que, além da UEM, apenas em outras duas instituições de ensino superior paranaenses os estudantes do curso de Direito atingiram a nota 5. Segundo ele, este desempenho contribui para motivar os professores a continuarem desenvolvendo um bom trabalho.

Ainda conforme o coordenador, o desempenho dos alunos no Enade também é confirmado nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil. "Nossos alunos têm ficado entre os primeiros do Paraná", afirma ele, frisando que no Brasil o curso da UEM é um dos 30 que mais aprovam no Exame da OAB entre 1.240 instituições que oferecem esta graduação.

Na avaliação do coordenador de colegiado de curso de Ciências Contábeis de Cianorte, Antonio Marcos Flausino dos Santos, do Departamento de Ciências Contábeis (DCC), o resultado obtido pelos alunos é fruto de um trabalho de comprometimento dos estudantes e dos professores aliado à característica do Câmpus Regional, que, por ser pequeno, oferece condições para que seja desenvolvido um trabalho de qualidade. De acordo com Flausino, o curso de Ciências Contábeis obteve a maior nota do Enade no Paraná, repetindo a performance do Exame aplicado no ano anterior.