Enade

Os dados divulgados pelo Inep, do Ministério da Educação, trazem ainda as notas individuais dos cursos avaliados

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) obteve o conceito 4, numa escala de 1 a 5, do Índice Geral de Cursos (IGC) do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) relativo a 2015. A divulgação dos indicadores ocorreu nesta quarta-feira (8) e a avaliação foi realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Enade traz ainda as notas dos cursos avaliados, também numa escala de 1 a 5. Administração, Direito, Ciências Econômicas, Psicologia, Ciências Contábeis, Design e Secretariado Executivo Trilíngue foram os cursos da UEM avaliados. Eles obtiveram notas 3 e 4.

Os dados divulgados revelam qual é a avaliação dos cursos de graduação e as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiros. São três os Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Eles mantêm relação direta com o Ciclo Avaliativo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e, portanto, são avaliados segundo as áreas de avaliação vinculadas a um dos três ciclos. Em 2015, foram avaliados os bacharelados nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins e os Eixos Tecnológicos em Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Esse universo representou 26 áreas de avaliação, 8.121 cursos, 447.056 participantes. O número de concluintes regulares inscritos no Enade 2015 foi de 549.847, mas apenas são considerados nos indicadores aqueles participantes que fazem as provas e respondem o Questionário do Estudante.

O número de IES que tiveram o IGC calculado foi de 2.109. Os indicadores, por curso e IES, estão disponíveis para consulta no portal do Inep e no sistema E-MEC. Ainda entre as instituições de ensino superior públicas estaduais, as universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro Oeste (Unicentro) também obtiveram o conceito 4. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Estadual do Norte Paranaense (UENP) ficaram com o conceito 3 no IGC.

Resultados

O Conceito Enade (CE) é um indicador de qualidade calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação no Exame. Em 2015; 3,4% dos concluintes que fizeram o Enade obtiveram o conceito 1; 26,9%, o conceito 2; 42,7%, o conceito 3; 18,8%, o conceito 4 e 5%, o conceito 5.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que agrega diferentes variáveis: resultados da avaliação de desempenho de estudantes, ou seja, o Conceito Enade; titulação e regime de trabalho do corpo docente; percepções dos estudantes sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e as oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional. 0,3% dos cursos obtiveram conceito 1; 11%, conceito 2; 57,7%, conceito 3; 26,5%, conceito 4 e 1,1%, o conceito 5.

O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) é calculado por IES e considera a média dos CPC dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas. Para instituições sem programas de pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes, o IGC é a média ponderada dos CPC de seus cursos de graduação. Em 2015; 0,4% das IES obtiveram conceito 1; 4%, conceito 2; 67%, conceito 3; 16,6%, conceito 4 e 1,1 conceito 5.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Inep