Ivaipora-3076106

Na solenidade, o vice-reitor anunciou o reinício das obras do bloco didático no câmpus

Em noite de festa, a UEM realizou, nesta terça-feira (7), a cerimônia de formatura dos graduandos do Câmpus Regional do Vale do Ivaí. Receberam o diploma onze formandos de Educação Física, quinze de História e dezoito de Serviço Social. Com estes novos profissionais, a Universidade Estadual de Maringá chega à marca de 66.174 diplomas entregues ao longo da história da Instituição.

A solenidade, presidida pelo vice-reitor Julio Damasceno, foi realizada no Ginásio de Esportes Alcebíades Alves, em Ivaiporã, e reuniu diversas autoridades acadêmicas e municipais. O diretor do Departamento de Esportes de Ivaiporã, Jaime Sacco, representou o prefeito Miguel Roberto do Amaral, que estava em viagem.

Um dos momentos de destaque da formatura foi a entrega da láurea acadêmica à graduada em História Liliana Grubel Nogueira, que se declarou surpresa com a honraria. Mesmo tendo lutado muito para alcançá-la, não havia como ter certeza se havia conseguido o feito. A láurea é uma distinção que é feita aos acadêmicos que concluem pelo menos dois terços das disciplinas do curso com nota igual ou superior a nove. Para garantir a emoção do momento, a informação nunca é revelada antes da entrega.

Liliana também disse que pretende continuar os estudos na UEM, agora na pós-graduação. O sonho de ser professora sempre acompanhou Liliana que agora quer continuar se qualificando para essa jornada.
Os discursos da noite tiveram como ponto em comum a defesa da universidade pública de qualidade. A começar pela oradora geral dos formandos, Melina Oleinik Vezú, do curso de Serviço Social. Ela falou do orgulho em se formar em uma universidade como a UEM. “Teremos ainda mais orgulho em dizer que essa universidade cresceu em excelência, porque nessa tecla, de universidade gratuita e de qualidade, vamos bater sempre”, declarou a oradora, citando também algumas lutas empreendidas ao longo do curso, enfrentando inclusive algumas greves.

Apoio da sociedade

Ao destacar a projeção da UEM no cenário nacional, no qual a instituição figura entre as 25 melhores universidades do país, o vice-reitor conclamou o apoio da sociedade local para a defesa da instituição.
Nesse sentido, Damasceno citou a iniciativa da Câmara Municipal de Maringá, que no mês passado aprovou, por unanimidade, a lei que declarou 2017 como o Ano da UEM. Ele elogiou a sensibilidade dos vereadores ao empreenderem uma ação concreta e representativa para o reconhecimento da UEM como patrimônio público do estado. “Reconhecemos que o país vive um momento de crise, mas isso não deve servir de argumento para que os pilares da universidade pública sejam atacados. O nosso apelo e luta é para que a sociedade também saia em defesa da nossa UEM”, frisou o vice-reitor, com o pedido de que a iniciativa da Câmara Municipal de Maringá seja reproduzida nas outras cidades em que a UEM está presente.

Obras no câmpus

Damasceno ainda deu, em primeira mão, uma boa notícia aos presentes. Disse que na próxima semana será assinada a ordem de serviço para a retomada da construção do bloco didático do câmpus. A previsão, segundo Damasceno, é de que as obras estejam concluídas até o final do ano.

O Bloco começou a ser construído em março de 2013 e estava entre as obras paradas da UEM. Com recursos de emendas parlamentares, que somam mais de R$ 1 milhão, foi possível retomar a construção prédio que abrigará salas de aula, laboratório de informática e setor administrativo.

A notícia foi bem recebida por todos. Para o diretor do Câmpus Regional do Vale do Ivaí, Ricardo Carminato, a conclusão dessa obra viabiliza uma série de projetos futuros, inclusive a ampliação de cursos. Carminato explica que está em planejamento a implantação de sete novos cursos. “Estamos realizando seminários com as lideranças locais e setores da sociedade civil para discutir as carências da região e estabelecer prioridades na criação das novas graduações”, salientou o diretor. A proposta, segundo ele, é criar cursos que contribuam para o desenvolvimento da cidade e região, colocando profissionais no mercado que possam atender as demandas atuais e futuras. “Além disso, estamos pedindo o apoio dessas lideranças na abertura e consolidação dos cursos”, finalizou o diretor.

Paraninfo

O professor Moacir José da Silva, do curso de História, foi o paraninfo geral dos formandos do Câmpus Regional do Vale do Ivaí. Em seu discurso ele trouxe as estatísticas do Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, para salientar o bom rendimento dos alunos formados no câmpus, comparáveis em termos de resultado com alunos de instituições já consolidas.

O que fez e faz a diferença, segundo o professor, foi a força de vontade, a valorização do professor e a determinação dos acadêmicos que “chegaram aqui dispostos a aproveitarem tudo o que a Universidade ofereceu de bom”.
A juramentista da turma foi Bárbara Muniza Carvalho Silvério, do curso de História.

Veja galeria de fotos dessa matéria

Abre Aspas

A equipe da Assessoria de Comunicação registrou, em vídeo, alguns momentos da solenidade e colheu depoimentos de formandos e autoridades. Com imagens de Heitor Marcon e Felipe Ribeiro e edição de Phill Natal.