formatura pedagogia educadores do campo 20170223 1146769598

Curso é oferecido por meio de parceria entre a UEM, movimentos sociais e o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária)

Numa solenidade realizada, ontem, no auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), câmpus da Universidade Estadual de Maringá, 22 formandos receberam os certificados de conclusão do curso de graduação em pedagogia - turma especial para educadores do campo.

O curso é oferecido por meio de uma parceria entre a UEM, os Movimentos Sociais Populares do Campo e o Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). Tem duração de quatro anos e as atividades ocorrem em regime de alternância (com períodos em tempo escola/Universidade e períodos em tempo-comunidade), oferecendo uma formação diferenciada. Além da carga horária e dos conteúdos obrigatórios por lei, os educandos contam com conteúdos específicos, demandados em função da sua atuação no campo.

Sob a orientação da professora Maria Christine Berdusco Menezes, o curso vem atender a uma demanda das comunidades do campo, organizadas na Articulação Paranaense por uma Educação do Campo, que iniciou o diálogo com a UEM em 2001, buscando a formação de educadores para atuarem nas escolas do campo.

Durante o Tempo-Escola/Universidade, as aulas ocorrem na UEM e na EMS (Escola Milton Santos), onde são realizados também os demais tempos educativos. No Tempo-Comunidade, os educandos tem atividades orientadas para desenvolver em seus assentamentos e acampamentos, como levantamentos, leituras, fichamentos e observações, e, a partir do terceiro semestre, também estágios.

As aulas são ministradas por professores da UEM e alguns professores convidados. Os educandos são acompanhados por professores orientadores, que constituem um Coletivo de Acompanhamento Pedagógico.

A pró-reitora de Ensino da UEM, Ana Obara, representou o reitor Mauro Baesso na solenidade. A paraninfa dos formandos foi a professora Aparecida do Carmo Lima. A formanda Aline Luana de Oliveira discursou em nome de todos os colegas que estavam concluindo o curso. A professora Rosângela Célia Faustino foi a patronese e a professora Márcia Gomes Pego o nome de turma dos graduandos. A solenidade ainda contou com a presença do prefeito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis, do deputado federal Ênio Verri e do vereador da Câmara Municipal de Maringá, Carlos Emar Mariucci.

Veja as demais fotos do evento