campanha doacao de medula 20170220 1627258666

Abertura oficial ocorreu no Hemocentro da UEM, parceiro do evento, que fará o cadastro das pessoas interessadas em se tornar doadores de medula óssea

Com atividades que irão se estender até a próxima sexta-feira (24), tendo como público alvo os estudantes das escolas públicas da cidade, começou, nesta segunda-feira (20), a Semana Municipal de Doação de Medula Óssea, que tem a parceria do Hemocentro Regional, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Na solenidade de abertura, realizada no auditório do Hemocentro, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, lembrou que o cadastramento como doador de medula óssea é um gesto simples e que pode salvar a vida de uma pessoa. O diretor do Hemocentro, Cristóvão Granato Filho, parabenizou a iniciativa da Prefeitura, de pôr em prática a Lei que institui a Semana. Disse que o Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) é o terceiro maior banco de cadastro do mundo e o Brasil possui cerca de 4 milhões de pessoas cadastradas como doadoras, das quais cerca de 900 mil estão na região sul.

campanha doacao de medula 20170220 1074404843

Após a abertura, os alunos assistiram a uma palestra sobre a doação de medula óssea

Somente o Paraná tem 458 mil cadastrados e a região de Maringá em torno de 49 mil. O Hemocentro da UEM é o segundo maior serviço de cadastro de medula óssea do Estado, atrás apenas do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná), em Curitiba.

O secretário municipal de Saúde, Jair Biato, disse que funcionários da pasta serão colocados à disposição para garantir o sucesso do evento. Representando a Câmara do Município, o vereador Do Carmo destacou a importância da implementação da lei e lembrou a existência de outras leis aprovadas e ainda não colocadas em prática, entre elas a que institui atividades de esclarecimento sobre o que são pessoas portadoras de autismo.

A cerimônia reuniu, ainda, outros secretários municipais, vereadores, servidores do Hemocentro, e alunos da Escola Municipal Pioneira Jesuína de Jesus Freitas, da Vila Santa Isabel. Eles assistiram a solenidade e, após a abertura, ouviram uma palestra sobre doação de medula óssea.

Ligado ao Hospital Universitário, o Hemocentro funciona de segunda à sexta-feira, das 7 horas às 18h30 e aos sábados das 7 às 12h30. Para se cadastrar, a pessoa se submete à coleta de 5 ml (mililitros) de sangue para o teste de compatibilidade. O potencial doador deve apresentar carteira de identidade e CPF, ter idade entre 18 e 55 anos, e estar em bom estado de saúde. O cadastro é feito uma única vez e, por isso, manter os dados (telefone, endereço, e e-mail) atualizados é fundamental para localização em caso de compatibilidade.

Calendário

A programação da Semana faz parte do calendário oficial do município e vai incluir além de palestras nas escolas, palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em alguns setores do funcionalismo público. O objetivo é disseminar a cultura da doação e mobilizar novos cadastros de doadores em potencial.

Até a próxima sexta-feira (24), os profissionais do Hemocentro estarão mobilizados para atender os interessados em fazer o cadastro de doador de medula óssea. A relação de probabilidade de compatibilidade pode chegar a 1 em cada 100 mil. Para os pacientes e suas famílias, o tempo é essencial para aumentar as chances de cura. E não é apenas para os casos de câncer, mais outras patologias conhecidas dependem do transplante de medula óssea para o tratamento do paciente.

A Semana Municipal de Doação de Medula Óssea foi instituída por meio da “Lei João Bombeirinho” de 2015. O nome surgiu durante campanha feita pela família do menino João Daniel para encontrar um doador compatível.. João Daniel também esteve presente na abertura do evento, acompanhado da mãe, Ana Paula Estevam, presidente do Instituto "João Bombeirinho", que será o responsável pelas ações da Semana.

Diagnosticado com leucemia aos dois anos de idade, o garoto recebeu apoio de militares do Corpo de Bombeiros, tornando-se um bombeiro mirim. O transplante de João Daniel foi realizado em outubro de 2012 e ele está curado.

Mais fotos sobre o evento

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv