Maria Madalena

Maria Madalena Dias é atuante em outras entidades defensoras dos direitos da mulher

No último sábado (11), o Fórum Maringaense de Mulheres definiu a nova equipe de trabalho. Através de votação entre membros, um colegiado formado por cinco mulheres, elegeu a professora do Departamento de Informática (DIN) da UEM, Maria Madalena Dias, como a nova coordenadora. Ela assume o cargo até 2018.

Atuante em entidades que defendem os direitos das mulheres presentes no município, Dias  é também a principal representante da Universidade no Conselho da Mulher em Maringá. A boa relação com Núcleos da UEM que promovem o acesso da população ao direito das mulheres, contou positivamente para a escolha da professora universitária na coordenação do Fórum.

"A expectativa desta gestão é dar mais condições de conscientizar a população de Maringá, não apenas na luta contra violência contra a mulher, mas também no acesso à saúde e à qualidade de vida delas", acrescenta Dias. Ainda de acordo com a nova coordenadora do órgão, um dos próximos passos é estreitar os laços da entidade com o governo municipal, com a Secretaria Municipal da Mulher (Semulher) em Maringá, e Câmara Municipal, no intuito de garantir políticas públicas condizentes às necessidades das maringaenses.

O Fórum Maringaense de Mulheres representa diversas organizações não governamentais, organizações sindicais, secretarias e conselhos voltados às mulheres, membros da OAB, e órgãos defensores dos direitos da mulher ligados à UEM. As reuniões são bimestrais, e entre as atribuições dadas ao Fórum estão: a articulação na luta pelos direitos das mulheres, a conscientização incisiva pelo fim da violência e qualquer forma de discriminação e, principalmente, a promoção do diálogo sobre políticas públicas em favor das mulheres.