2017-01-24 titulacao para professores  MG 9337  site

Entre os nomeados estão um professor do Departamento de Agronomia e dois do Departamento de Matemática

Foram entregues, hoje (24), as portarias de nomeação de três professores titulares da Universidade Estadual de Maringá. Os nomeados são Pedro Soares Vidigal Filho, do Departamento de Agronomia, Marcelo Moreira Cavalcanti  e Marcelo Escudeiro Hernandes, ambos do Departamento de Matemática.

As portarias foram assinadas e entregues pelo reitor Mauro Baesso, que parabenizou os novos professores titulares destacando que cada um tem uma carreira acadêmica que faz jus à nomeação.

O cargo de professor titular é uma distinção na carreira docente do ensino superior. A titulação é concedia e aprovada em concurso público com prova de títulos, avaliação da qualificação intelectual e da produção científica e outros requisitos estabelecidos em lei e complementados por uma resolução do Conselho Universitário da UEM.

Cabe ao Conselho de Administração da Universidade deliberar sobre a abertura de concurso, mediante proposta dos departamentos interessados. Um dos requisitos para se candidatar à vaga é ter o título de doutor ou livre-docente há pelo menos oito anos.

No quadro de docentes efetivos da UEM constam 59 professores titulares, já incluindo os novos nomeados.

Participaram ainda da entrega das portarias o vice-reitor, Julio Damasceno, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Altair Bertonha, o pró-reitor de Recursos Humanos, Luis Otávio de Oliveira Goulart, e a professora Maria Celeste Gonçalves Vidigal, do Departamento de Agronomia.

Sobre os titulares – O professor Pedro Soares Vidigal Filho entrou na UEM em 1982, tendo uma participação importante na consolidação dos cursos de graduação, de mestrado e de doutorado em Agronomia. E também na implantação do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento. Vigidal obteve toda a formação agronômica na Universidade Federal de Viçosa, incluindo graduação, mestrado e doutorado. Em 2003, concluiu o pós-doutorado pela Michigan State University, East Lansing, Michigan, nos Estados Unidos e, em 2009, pela University of California, Davis, Califórnia.

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Moreira Cavalcanti começou as atividades docentes na UEM em 1989. Como cientista, seu foco principal de pesquisa é o estudo do comportamento da energia dos sistemas distribuídos. Também atua em diversos grupos de pesquisa do CNPq e tem vários trabalhos em publicações científicas de grande impacto na área.

Marcelo Escudeiro Hernandes é professor do Departamento de Matemática da UEM desde 1995. Graduou-se na própria UEM, tendo obtido o título de mestre e de doutor pela Universidade de São Paulo. Em 2013, concluiu o pós-doutorado pela Universidad de Valladolid, Espanha. É pesquisador do CNPq, com participação em vários projetos de pesquisa e tem registrado uma expressiva produção bibliográfica. Basicamente atua nas seguintes linhas de pesquisa: Álgebra Comutativa, Geometria Algébrica e Álgebra Computacional.

2017-01-24 titulacao para professores  pedro vidigal

Reitor entrega a nomeação ao professor Pedro Vidigal

2017-01-24 titulacao para professores  marcelocavalcanti

Reitor entrega a nomeação ao professor Marcelo Cavalcanti