MG 8198-SIMPI-site

Com três dias de atividades, iniciadas, hoje, o Simpi da UEM reúne professores que ministram disciplinas nos programas de pós-graduação e os que orientam projetos de iniciação científica

Reunindo professores ligados aos programas de pós-graduação e orientadores do Pibit (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) e do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), foi aberto, nesta quarta-feira (7), pela manhã, o 1º Simpósio de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Simpi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

MG 8204-SIMPI-site

A abertura do evento foi feita pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Célia Granhen Tavares. Em seguida, Leoberto Balbinot, pesquisador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), proferiu a primeira das quatro palestras inseridas na programação do evento. Ele falou sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.
Ainda hoje, no anfiteatro do Bloco C-67, local do evento, a partir das 14 horas, Marcelo Hermes Lima, da Universidade de Brasília (UnB), ministra a conferência Integridade na Pesquisa.
Amanhã, as palestras serão proferidas por Eduardo Winter, do INPI, sobre Mestrado Profissional, e Guido Bresolim Jr, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), que vai discutir sobre Empreendedorismo e Inovação.
A última palestra programada será proferida na sexta-feira, às 8h30, por Maria José Soares Mendes Giannini, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sobre o tema Avaliação da Pós-Graduação: novas métricas.
O evento prosseguirá até sexta-feira (9). A programação inclui ainda sete mesas temáticas, sendo uma por grande área. A ideia é que os debates nessas mesas envolvam os mesmos temas apresentados nas palestras.
Além de integrar os programas, os organizadores do Simpi querem levantar os problemas de cada área, possíveis soluções e prospecção de ações de integração, que possam contribuir para o desenvolvimento de políticas, internas e externas, inerentes à pós-graduação, pesquisa e inovação. Para outras informações acesse o site do evento.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv