SIMPI-BANNER-SITE

Começa, nesta quarta-feira, dia 7, na UEM, o Simpósio de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, que tem como objetivo promover a integração dos programas de pós-graduação da instituição, além de discutir políticas para o setor

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza, de 7 a 9 de dezembro, o 1º Simpósio de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação. Uma das propostas do evento é promover a integração dos programas de pós-graduação da instituição.

Leoberto Balbinot, pesquisador do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ministra a primeira das quatro palestras inseridas na programação do evento. Ele vai falar sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, no anfiteatro do Bloco C-67, a partir das 8h30. Ainda no dia 7, a partir das 14 horas, Marcelo Hermes Lima, da Universidade de Brasília, ministra a conferência Integridade na Pesquisa.

No dia seguinte, nos mesmos horários, as palestras serão proferidas por Eduardo Winter, do INPI, sobre Mestrado Profissional, e Guido Bresolim Jr, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), que vai discutir sobre Empreendedorismo e Inovação.

A última palestra programada será proferida no dia 9, às 8h30, por Maria José Soares Mendes Giannini, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sobre o tema Avaliação da Pós-Graduação: novas métricas.

A programação inclui ainda sete mesas temáticas, sendo uma por grande área. A ideia é que os debates nessas mesas envolvam os mesmos temas apresentados nas palestras.

O Simpósio é voltado aos docentes da UEM que ministram disciplinas na pós-graduação ou que orientam Projetos de Iniciação Científica (Pibic) ou de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Além de integrar os programas, os organizadores querem levantar os problemas de cada área, possíveis soluções e prospecção de ações de integração, que possam contribuir para o desenvolvimento de políticas, internas e externas, inerentes à pós-graduação, pesquisa e inovação. Para outras informações acesse o site do evento.