22692B854A0E42AEA7F765867A754487

A segunda edição do "Domingo na UEM", realizada, ontem (4), no câmpus-sede, em Maringá, sob o tema "Arte e Comunidade", marcou, mais uma vez, a interação entre a comunidade externa com a Universidade Estadual de Maringá, por meio da participação nas atividades oferecidas durante o evento.

37F557E280E5457D89E0534CC9C44481

Diversas atividades recreativas, esportivas, culturais e educacionais ocorreram ao longo da programação, no período da tarde, atraindo desde crianças e jovens até adultos e idosos. Orientações na área da saúde também fizeram parte das atrações, gratuitas, disponíveis ao público visitante, no campo de futebol, ao lado do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi).
De acordo com a coordenadora do Programa Integrado de Ação Social (Proação), Catarina Makiyama, vale à pena destacar como as pessoas deram atenção às apresentações ocorridas, entre elas a da Orquestra Sinfônica, do grupo de Teatro Universitário de Maringá, do Grupo TAP de Sapateado, da Banda Corda Crua, e do Grupo Fogança.

76EECEA48ABE4E51BBA20C9823C166D2

A coordenadora também registrou o clima de muita tranquilidade e a grande interação das crianças com as oficinas realizadas, incluindo as de argila, origami com cartão de natal, produção de repelentes naturais, além de outras. "O público não queria ir embora. Chegou a noite e as pessoas estavam prestigiando o evento", diz Catarina, assinalando que a última apresentação foi a dos palhaços.

63166F1093BD4121895A3F379BC00E7E

Ainda segundo ela, no evento de ontem a organização começou a trabalhar a questão da educação pública, tema a ser retomado nas próximas edições. A ideia é passar ao público a importância e o papel da universidade pública, a função social que ela cumpre e o saber e a ciência produzidos pela instituição.
O vice-reitor Julio Damasceno esteve presente, ao lado de pró-reitores e representantes da administração da UEM. Integrantes do Comitê Gestor Ambiental da Universidade também compareceram ao evento.
Ainda não existe data definida para o próximo "Domingo na UEM, mas a estimativa é que aconteça entre março e abril de 2017. A primeira atividade ocorreu no dia 7 de agosto, quando houve a comemoração do primeiro ano do Projeto Pirilampo. No dia 9 de outubro, foi realizada a primeira edição do Domingo na UEM.

F145C2357E1D4749ABAB7F870EE4BA96

O evento é uma ação do Projeto Pirilampo, nome que traduz o significado de luz lançada para a comunidade, pela UEM, por meio do conhecimento produzido na academia e das trocas de saberes. E foi criado para atender a uma demanda da comunidade localizada no entorno da UEM através de intervenções sociocomunitárias.
O Pirilampo nasceu dentro do Programa Integrado de Ação Social (Proação), que sugeriu ações capazes de promover a formação humana, em especial das crianças e adolescentes, por meio de atividades sociais, culturais, lúdicas, esportivas, musicais, artísticas, ambientais, entre outros.

Fotos: Léo Lanella

banner mec fixo portaria 879 2022