Para marcar a passagem do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Ambulatório Médico e de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, fará, nesta quinta-feira (1º), a testagem rápida para HIV/Aids, Hepatite C e Sífilis.

Os testes serão aplicados, gratuitamente, das 8h30 às 12h30, na frente do Ambulatório, localizado no Bloco 1, câmpus universitário, nas proximidades da Reitoria. Poderão se submeter ao exame qualquer membro da comunidade da UEM, seja aluno, professor ou agente universitário.
Um ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, estará no local. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3011-4266.

Vale dizer que a campanha deste ano, em nível nacional, dará enfoque aos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/Aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. A ideia também é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

No município de Maringá, a Secretaria de Saúde, por meio do Ambulatório de DST/Aids e Hepatites Virais, oferece atendimento aos portadores de HIV/Aids e Hepatites Virais de Maringá e 29 municípios da 15ª Regional de Saúde. Ainda é dado atendimento aos pacientes com outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), que são encaminhadas via Unidade de Saúde, serviços particulares ou Centro de Testagem e Aconselhamento, outro serviço oferecido pelo Ambulatório.
Um dado que tem despertado preocupação são os casos novos de HIV na população homossexual. Ao se relacionar o gênero nos casos novos, percebe-se que a epidemia voltou a crescer nos homens, uma vez que em 2011 havia 1,36 homens contaminados para cada mulher. Em 2015, eram 2,7 homens para cada mulher.
A taxa de óbitos também diminuiu em função da melhora da qualidade do tratamento eficácia dos medicamentos. Os que ainda ocorrem são em geral associados ao diagnóstico tardio, quando já não há mais muito que se fazer em função do volume de comprometimentos e gravidade dos casos.

Sobre as outras doenças sexualmente transmissíveis, a doença mais frequente é o HPV em primeiro lugar, seguida pelas doenças causadas por corrimentos e, em terceiro lugar, herpes genital e Sífilis em quarto lugar, representando 7% de todos os pacientes em tratamento no Ambulatório.
O que tem chamado a atenção das autoridades do município são os diagnósticos feitos por meio do teste rápido de sífilis. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a estratégia das campanhas com a utilização do ônibus do CTA itinerante tem se mostrado eficiente em termos de volume de coletas e diagnóstico precoce. Agora, há o incremento de quatro exames em forma de testagem rápida: HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

Neste ano, de janeiro a agosto, foram realizados 13.640 exames, com 3.363 de HIV, apresentando 110 resultados positivos, 3.307 de Sífilis, com 238 resultados positivos, 3.404 de Hepatite B, com 36 resultados positivos e 3.841de Hepatite C, com 49 resultados positivos.

Diante destes números, o desafio para 2017 será reforçar as orientações sobre o uso do preservativo e das formas de prevenção, educação em saúde. Outra ação é implementar ações mais efetivas de promoção na prevenção do HIV na população homossexual e nos adultos jovens de 20 a 34 anos, além de fomentar a realização de estratégias da Sífilis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com informações da Coordenação DST/Aids de Maringá