Um espaço para abrigar 50 empresas das mais diversas áreas, contando com outros vários ambientes, incluindo alguns compartilhados com os mais modernos centros de empreendedorismo do mundo, foi inaugurado, nesta sexta-feira (11), no prédio do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), em Maringá, com o nome de Maringatech, o Parque tecnológico da cidade.

O parque é coordenado pela Incubadora Tecnológica de Maringá, um projeto nascido na Universidade Estadual de Maringá (UEM), hoje uma das principais parceiras do empreendimento, junto com outras instituições de ensino superior, como a Unicesumar.

O Maringatech recebeu investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões, oriundos principalmente da Finep, uma agência financiadora de projetos do governo federal, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O parque também recebeu recursos da Prefeitura de Maringá, também parceira do projeto desde o início.

O local funciona na avenida Centenário, Zona 8, com área de 14 mil metros quadrados, projetado para abrigar desde empresas de biotecnologia, mecânica e mecatrônica, novos materiais, polímeros, têxtil e design, tecnologias da informação (TIs), até empreendimentos na área de alimentos, entre outras.
O Maringatech abrigará empresas que, após serem incubadas, poderão permanecer mais tempo recebendo suporte da Incubadora Tecnológica, chamadas empresas residentes.
Além de área física para a instalação destas empresas, o espaço inaugurado tem áreas para receber laboratórios encarregados de desenvolver atividades no segmento de polímeros e biotecnologia; espaço de convivência para a troca de experiências e desenvolvimento de ideias; área administrativa totalmente remodelada e estruturada; área de suporte de estratégia empresarial para fomentar, acelerar empresas e fazer parcerias com o mercado e outras instituições; praça de alimentação; e mini-anfiteatros.
Para homenagear e preservar a história do IBC, os organizadores do Maringatech e da Incubadora Tecnológica estão preparando o "Memorial do Café Armínio Kaiser", cujo espaço já recebeu, hoje, uma exposição de utensílios e maquinários da época áurea cafeeira, emprestados do acervo da Cooperativa Agroindustrial de Maringá (Cocamar) especialmente para a ocasião.

A história da Incubadora Tecnológica surgiu em 1996, com o lançamento, na UEM, do Projeto Gênesis. Em 2000, foi inaugurada a incubadora, que, cinco anos depois, passou a receber projetos de empresas de todas as áreas do conhecimento.

Ao relembrar esta trajetória, o professor do curso de economia da UEM, Marcelo Farid, coordenador do projeto pela Finep e coordenador do grupo estratégico da Incubadora, destacou que "o Parque Tecnológico é um projeto da sociedade, adequado à realidade de nossa região".
Autor do projeto que captou, por meio de edital, os recursos da Finep, Farid lembrou o fato de o local ter sido palco, pelo programa Bom Negócio, da capacitação de dois mil empresários da região de Maringá nos últimos anos. A proposta submetida à Finep e contemplada em 2014 foi a única, à época, a ser contemplada no Paraná e uma das oito liberadas em todo o Brasil.
Vice-presidente da Incubadora Tecnológica, José Roberto Pinheiro de Mello, enalteceu a atuação do presidente Carlos Walter Martins Pedro pela forma como liderou a execução do projeto de criação e desenvolvimento da Incubadora, apesar de suas várias atividades como empresário.

Por sua vez, Martins Pedro elogiou o trabalho de Pinheiro de Mello, lembrando, ainda, que todos os envolvidos na condução do projeto não recebem remuneração, pois o trabalho é voluntário. O presidente assinalou a importância de o prédio ter abrigado os armazéns de café e ressaltou que os recursos recebidos para o início do Maringatech foram aplicados dentro dos princípios da transparência e boa gestão, com a devida prestação de contas.
Dirigindo-se ao reitor da UEM, Mauro Baesso, o presidente da Incubadora falou sobre a relevância de a Universidade, como centro de excelência do conhecimento, manter a boa conexão com o parque tecnológico, oferecendo suporte às empresas instaladas.
O reitor disse ter visitado, há dois anos, na Universidade de Toronto, no Canadá, um espaço semelhante a esse, em que empresas atuavam ao lado da outra, uma vez que o local não alimenta a concorrência, mas sim o espírito de crescimento e desenvolvimento dos projetos lançados.

A grande finalidade dos projetos desenvolvidos nestes ambientes, de acordo com Mauro Baesso, é permitir melhores condições de vida à população. Destacando o fato de a UEM ter 49 programas de mestrado e 26 de doutorado, afirmou que a instituição está reunindo  esta excelência na pesquisa e inovação num único espaço.
Segundo o reitor, a sociedade moderna depende dos novos conhecimentos e disse ter a esperança de que a agência de Inovação da UEM cresça como o Maringatech. O desafio, diz ele, é fazer com que os jovens que estão chegando ao ensino superior sejam melhores que nós e que a tecnologia da informação, conhecida por TI, esteja presente em todas as incubadoras.

O prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, recordou as viagens que fez para conhecer projetos de inovação tecnológica pelo País e disse ser necessário afirmar que muito esforço foi empenhado na execução do Maringatech, pois os desafios são muitos, incluindo a falta de espaço.

No final da cerimônia, a UEM homenageou, com um certificado, o presidente e o vice-presidente da Incubadora Tecnológica, que também receberam homenagens da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) e da Câmara Municipal, por meio da entrega de um título de mérito comunitário.

O vice-prefeito, Cláudio Ferdinandi; e o prefeito eleito, Ulisses Maia, também prestigiaram o evento, ao lado de outras diversas autoridades da UEM, dos poderes Executivo e Legislativo de Maringá, além de empresários e representantes de instituições parceiras da Incubadora Tecnológica de Maringá.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv